Qual a quantidade ideal de ração para um cão?



Os nossos amigos de quatro patas fazem parte da nossa vida e cabe-nos tratar deles da melhor maneira que sabemos. A alimentação é uma parte fulcral na vida de qualquer ser vivo e se já se questionou sobre a alimentação do seu cão, então está no sítio certo.

Qual a quantidade adequada de ração para um cão?

Normalmente, falando de cães saudáveis e sem variantes que interferem na forma de alimentar do animal, a quantidade de ração varia de três fatores. Idade, peso e porte. Por isso, é muito importante que tenha estes números em atenção quando compra a sua ração. Pode consultar as indicações que estão nas embalagens mas, o mais recomendado é mesmo que fale com o seu veterinário.

Consultar um profissional é muito importante para sabermos as necessidades do nosso animal. Os corpos variam de animal para animal, tal como acontece connosco, e tudo vai ter interferência no que o cão pode comer e o quanto ele pode comer. Consultar um especialista é muito importante e de norte a sul do país, cada vez mais vai encontrar profissionais capazes de o ajudar.

O veterinário será assim a sua melhor ajuda para definir as necessidades do animal e será sempre a primeira solução a ser procurada quando questionado com esta pergunta.

A qualidade da ração é também muitas vezes questionada. Por exemplo, há quem ache que trocando a ração, o animal passará a comer mais ou menos. Mas não é bem assim, o animal sente o sabor da ração mas, o mais importante é a forma como ele vai digerir e o seu corpo vai retirar os nutrientes necessários. Logo, ele até pode comer mais mas estar a retirar menos nutrientes. Daí a ajuda dos especialistas será crucial para lhe ajudar a escolher a melhor ração para o seu cão.

Para além disto, um cão adulto deve ser alimentado duas vezes ao dia. Desta forma, não passará muito tempo sem comer e vai conseguir manter o seu corpo nutrido. Já um cão jovem poderá ser alimentado três vezes, uma vez que ainda está em crescimento. Quanto ao horário, não existe uma resposta certa. Na realidade tudo dependerá dos horários dos donos. Mas o mais comum, para quem tem essa possibilidade, é dar ração antes de sair de casa, pela manhã e voltar a dar ao chegar, já pela noite.

Como dissemos em cima, o mais importante é procurar um especialista, como um veterinário em Lisboa ou num veterinário no Porto, para observar o seu animal e dar as melhores recomendações. Esse será sempre o caminho mais certo. Se vai de viagem, não se esqueça que existem hotéis para cães em Lisboa e em todas as grandes cidades.

Comentários

Mensagens populares