Alergias no seu cão? Causas e tratamentos


Ryan Stone

Tal como qualquer humano, os nossos cães também podem sentir alergias. A maioria das vezes isso não está associado a nenhuma doença. Claro que causa tramitação e principalmente a de muita coceira mas, quando essa coceira começa a ficar mais intensa, então devemos sim investigar.

As alergias podem ser causadas tanto por picadas de animais, como pulgas, ou até por reações do organismo. Reações essas que podem ser geradas por pequenos fatores como um ingrediente da sua ração, por exemplo. Certo é que cada animal reagirá de forma diferente o que significa que, o que resulta com um poderá não resultar com o outro.Tudo dependerá do sistema imunológico de cada uma. É importante dizer que alguns tipos de alergia canina são bastante comuns na rotina veterinária. Entre eles, podemos destacar a dermatite alérgica por picada de pulga, a atopia e a alergia alimentar.

1. Dermatite alérgica por picada de pulga (DAPP)

É muito comum e incómodo ao mesmo tempo, as chamadas picadas de pulga. Estas picadas injetam uma espécie de veneno no organismo do animal que provoca reações como coceira e, caso afete as vias aéreas, dificuldades respiratórias. Uma vez confirmada a alergia na pele do animal em virtude da picada, o tratamento envolve o uso de um anti-pulgas, assim como a limpeza total do ambiente para evitar que existam novas infestações. Em caso de lesões secundárias, o uso de antibióticos e de anti-alérgicos também pode ser associado ao tratamento.

2. Atopia

A atopia é uma reação alérgica presente no meio ambiente como ácaros, pólen, bolores, poeira, substâncias inorgânicas, entre outros. Embora não exista cura para a atopia, é possível melhorar a qualidade de vida do seu cão tendo alguns cuidados redobrados na limpeza do ambiente e dos acessórios do seu animal. Pontualmente, em casos de crise agravada, poderá usar fármacos como anti-histamínicos para ajudar o cão. Sendo que estes devem sempre ser prescritos por um veterinário.

3. Alergia alimentar

Algo muito comum é que o seu animal faça alergia a um dos componentes da sua ração. O tratamento envolve uma mudança nos hábitos alimentares do seu cão. Já existem, também, rações medicamentosas hipoalergénicas que geram menos reações alérgicas. Outra opção será confeccionar em casa a comida do seu animal.Estas são as causas e os possíveis tratamentos para o seu animal. Ainda assim, o melhor será sempre consultar um veterinário em Lisboa ou no Porto que lhe dará um diagnóstico certo e ajudar a decidir qual a melhor solução para o seu cão.



Comentários

Mensagens populares