O meu cão fez vomitado verde/branco! O que pode ser?



O seu animal acabou de vomitar um líquido verde ou branco? Vamos tentar ajudá-lo. É normal que esteja assustado mas vamos tentar explicar o que pode ter acontecido.

Começamos por explicar que esse líquido é uma substância que é produzida pelo corpo do animal e até das pessoas. O nome dela é bile, e ela faz parte do processo digestivo. Na generalidade, quando alguém vomita a bile, é porque passou muito tempo sem comer. Ter o estômago vazio pode levar a que o animal vomite essa espuma de cor. A bile é produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar.

Normalmente, ela atua no duodeno e atua solubilizando tanto a gordura como as vitaminas lipossolúveis. O organismo absorve os nutrientes que precisa para manter o corpo do animal a funcionar na perfeição. Depois, ela é excretada pelo intestino, junto com as fezes, daí que seja raro o dono dar conta da sua eliminação natural. Quando o animal fica muito tempo sem se alimentar, o organismo passa a produzir a bile em excesso e, uma vez atingido o estômago, ocorre uma irritação que tem de ser libertada.

Caso tenha sido a primeira vez que aconteceu, não deve ter sido nada de grave. Apenas, por esta ou aquela razão, o animal ficou muito tempo sem comer. Caso exista uma continuação, e se vir que não existe nenhuma mudança na alimentação do cão, então o melhor é consultar um veterinário em Lisboa, no Porto, ou em qualquer cidade portuguesa. Os especialistas são a melhor solução para o ajudar a decifrar o problema. Caso o animal tenha algum problema digestivo, só mesmo os veterinários o vão conseguir ajudar. Por isso, não hesite em procurar ajuda.

Esteja atento ao comportamento do seu animal e tenha em conta a sua alimentação. Se tem dúvidas sobre o que o comportamento do seu cão significa, experimente fazer um treino de cães em Lisboa. Caso nada tenha mudado então aí sim, os veterinários são a melhor ajuda que vão encontrar. Procure de norte a sul, dependendo do seu local de habitação, pelo melhor profissional e vai ver que o seu animal vai ficar bem.

Se for de viagem, deixe o seu cão bem acompanhado num hotel para cães, para que mantenham um olho sobre o seu amigo de quatro patas.

Comentários

Mensagens populares