Oferecer animais como prendas de natal é uma longa e detalhada discussão. Certamente que as opiniões se dividem mas acima de tudo tentamos juntar alguns prós e contras para que possa tomar a decisão na companhia de todas as informações possíveis.

Prós

O grande pró nesta questão é que oferecendo um animal, há partida estaria a oferecer a alguém que gosta deles e que tem a disponibilidade para ter um. Tendo em conta que se trata de uma grande responsabilidade, estaria a dar casa a um animal que antes não tinha. Dar casa e carinho a um animal é sempre algo bom e esse será sempre o grande fator positivo desta questão polémica.

Contras

Ter um animal é uma escolha de grande responsabilidade. Tendo em conta isto, é algo que deve ser pensado com tempo e devem ser avaliadas todas as contingências. Não se trata de algo que simplesmente se oferece e pronto, está feito. É preciso que quem recebe esteja nas condições ideais, não só fisicamente, mas também mentalmente. Até do ponto de vista económico é dispendioso com comida e idas ao veterinário, entre outras despesas que vão sempre aparecendo.

Além disso, a falta de decisão e de procura em ter o animal pode causar um afastamento emocional pelo mesmo. Se a família que recebe o animal não estiver preparada, passará para o animal que este não foi uma escolha deles e claro, isso vai-se refletir.Para além disso, é bom lembrar que devolver um animal não é o mesmo que devolver uma camisola que não serve ou não se gosta. A responsabilidade é muita!

Se está a pensar em oferecer um animal então o melhor é pensar bem antes de o fazer. Mais do que uma prenda, é um conjunto de responsabilidades que está a oferecer a alguém que poderá não estar preparado para tal. Lembra-se disto e talvez o melhor seja falar primeiro com a pessoa a quem quer oferecer o animal para saber a sua disponibilidade.

Se recebeu um animal de prenda, ajude-o a ambientar-se à sua casa e aos novos hábitos com um treino de cães em Lisboa.

Comentários

Mensagens populares