Doenças Caninas: Viroses Caninas

As viroses são as principais doenças responsáveis pela morte de cachrorinhos.
A contaminação pode ocorrer por meio de urina, fezes e secreções de cães doentes. Este contágio ocorre especialmente devido à alta persistência do vírus no ambiente (cerca de 1 ano); por isso, deve-se manter os filhotes e cães não vacinados longe de locais onde existiram e existem animais infectados.

Nesta fase, é de vital importância manter os cães com as vacinas em dia e tomar os devidos cuidados de higiene para evitar as doenças.

Parvovirose
é transmitida principalmente pelas fezes de animais doentes que contaminam o ambiente e, consequentemente, outros animais, durante um passeio, dentro de casa ou através da sola de sapatos.

Sintomas:
Vómitos, diarréia, depressão, desidratação e outros que podem levar o animal à morte.


Cinomose
é uma doença febril altamente contagiosa, transmitida principalmente por via aérea, como uma gripe nos humanos. Também é uma grave doença dos cães.


Sintomas: secreções nasais, conjutivites, tosse, diarréia, vômito e problemas neurológicos que podem levar o animal à morte.

Leptospirose
é uma doença transmitida com a penetração da bactéria pelas mucosas e até pela pele, através da água contaminada cm urina de ratos, animais silvestres ou outros animais.
Sintomas: febre, icterícia, hemorragias, dificuldade de locomoção, desidratação e outros que podem levar o animal à morte.

Hepatite Infecciosa é uma doença causada pelo Adenovírus Tipo 1, transmitida também por via aérea.

Sintomas: febre alta, gastroenterite, dor abdominal, aumento no consumo de líquidos e lesão ocular.

Laringotraqueíte é causada pelo Adenovírus só do Tipo 2, que também é transmitida por via aérea.

Sintomas: Sinais respiratórios como tosse, espirros, secreções nasais entre outros.

Parainfluenza
assemelha-se muito à gripe humana, sendo transmitida via aérea pelo vírus que dá o nome à doença.

Sintomas: corrimento nasal, tosse e espirros. Saiba mais detalhes da Parainfluenza clicando aqui.

Coronavirose é uma enfermidade viral que muitas vezes está associada à Parvovirose e é transmitida da mesma forma.

Sintomas: diarréia com ou sem vômitos, podendo apresentar muco e/ou sangue.

Comentários

katia disse…
Oi!
Muito legal esse site sobre animais, já tirei muitas duvidas nele.
Gostaria de pedir uma ajuda, tenho uma cadelinha poodle de 8 anos, fazem umas duas semanas ela tem tido umas crises de espirros, o que pode estra causando isto?
Obrigada
Katia
Viviane disse…
meu podlee de um aninho esta com vomito e esta c diarreia suas fezes estao pretas o qesta me deixando bastante preocupada oq pode ser???
Juliana disse…
Tenho um cocker spaniel, que uiva a noite toda e o dia inteiro, recentemente ele sofreu uma cirurgia para extrair verrugas das patas, deste então ele não pára chorar e uivar... O que poderá ser?
Cintia disse…
tenho um cão mestiço de labrador e está com o canto dos olhos e a parte inferior da boca dos dois lados bem vermelhos, parecem estar em carne viva...ele tem 20 kg é bem cuidado, está com todas as vacinas em dia, se alimenta e brinca normalmente...gostaria de saber o que poderá ser isto?
Sara disse…
mto bom esse site..
Tambem gostaria de uma ajuda, tenho uma cadela que esta muito triste, nao quer comer, tem umas manchas vermelhas na parte de baixo da barriga. Pode me ajudar??
agradeco desde ja.
Sara
cleyde disse…
Tenho uma Lhasa Apso de 2 anos e meio que está com as fezes com muco e sangue. O que fazer??
cleyde lima
kiki disse…
ke sena mais fateloide
kiki disse…
fateloide mas muito moderno
ka gande treta
catarina disse…
ola..tenho um collie de pelo comprido!!hoje o focinho começou-lhe a inchar..infectando-lhe o olho e tapando-lhe a vista direita!tem muita comichão e está a tornar-se irrequieto!!o que poderá ser?
faby disse…
estou desesperada meu cachorinho vira-lata,sem mais nem menos adoeceu eu o levei pro veterinario ele tá internado lá,o veterinario não sabe o q ele tem, mas descartou leptospirose ele tá com a língua preta e não come nem faz xixi,o q será q ele tem?Me ajude antes q seja tarde por favor...
Lívia disse…
Olá,
Tenho um vira - lata de 18 anos com boa saúde. A uma semana ele começou a ter vômitos, apenas líquido, em uma cor amarela muito forte, parecendo urina. Coincidentemente ou não foi a uma semana que tivemos que trocar a ração que ele estava acostumado (Crock churrasco) para Pedigree devido a falta da outra no mercado. Pode estar relacionado? Ou o que poderia ser?
Obrigada
Lívia
Flavia disse…
Oi! tenho um dalmata de 3 meses ele está com espasmos em uma pata superior e na inferior oposta. xoraminga muito,o q pode ser isso?
Estou muito aflita.
Obrigada
Gleyse disse…
ola !! tenho um poodle de 4 anos, ele esta com um tipo de conjuntivite ( olhos muito remelados ) e nao come so fica deitado no canto tem 2 semanas, nao tenho como levar ele no veterinario pq moro distante do centro e nao tenho carro, nao sei o q fazer, tenho medo de ser alguma virose e de alguma maneira passar pra meu bebe de 11 meses. Por favor alguem me ajude....
Teco disse…
Por favor preciso de ajuda, meu cão tem um ano, e nasceram bolinhas brancas na língua dele, fazem 1 mês e ainda não sarou, eu pensei que fossem tipo aftas, pois ele estava mordendo muito forte os brinquedos dele, e agora as 3 bolinhas estão maiores mais redondas, perecem grãos de arroz, e há 1 semana começou com diarréia, ele come a ração royal canin e as vezes dou carne cozida na água sem sal e misturo com a ração, sei que tenho e vou procurar um veterinário, gostaria de saber se alguém sabe que doença é esta?? Ahh o adestrador que ensina ele, trabalha recompensando com salsichas. Resposta no email: skbl@hotmail.com
Obrigada!
Juliane disse…
Ola,ganhei um dalmata,e ele estava doente,ele acabou se machucando e perdendo muito sangue,na hora de tratar o sangramento,houve q o sangue dele entrou em contato com alguns machucados meus.So ontem quando ele ja estava prestes a morrer q o veterinario me disse q ele tinha hepatite.Dai a minha duvida: posso ter me contaminado com hepatite? ele tambem cruzou com a minha cadela, sera q ela se contaminou? q tratamento preventivo posso dar a ela?
Obrigada.
Ju.
marcia disse…
Olá
Tenho uma cachorra de +- 4 anos, tem mais o menos uns 4 dias que ela não se alimenta direito, agora as patas traseiras estão sem forças. o que eu posso dar para ela tomar o que tipo de doença pode ser?
Obrigada
Marcia
Fernanda disse…
Boa Noite,meu nome é Jaqueline,tenho um lhasa apso de 2 meses e fazem 1 semana que está apresentando secreção ocular esverdeada,estou preocupada com a cinimose,apesar de não ter alteração no apetite,e teve um epsodio de vomito com secreçao tipo catarro o que faço?ah a secreçao ocular chegou a fechar os olhinhos com inchaço
bruno disse…
oi. eu tenhu um american staff de 10 meses e ele tem tido alguma febre, vomitos, muita diarreia. e verifiquei que depois da diarreia tinha sangue, ele tambem perdeu o apetite.. sera alguma doença? ou apenas alguma coisa k lhe feriu o intestino? alguem me pode ajudar? deixo aqui o meu mail - bruno_o.t.o@hotmail.com
bruno disse…
oi. eu tenhu um american staff de 10 meses e ele tem tido alguma febre, vomitos, muita diarreia. e verifiquei que depois da diarreia tinha sangue, ele tambem perdeu o apetite.. sera alguma doença? ou apenas alguma coisa k lhe feriu o intestino? alguem me pode ajudar? deixo aqui o meu mail - bruno_o.t.o@hotmail.com
jefferson disse…
Olá...
tenho um dalmata com 7 meses,fasem tres meses que dei uma vacina, se nao me engano foi aquela octupla,de algum dias pra cá quando brinco com ele de jogar bola,notei que ele fica sem folego e ofegante,e de repente começa a tossir, e de vez enquando vomita.
O que pode ser?
Obrigado
msn jjeffersonferreira@hotmail.com
jefferson disse…
Olá...
tenho um dalmata com 7 meses,fasem tres meses que dei uma vacina, se nao me engano foi aquela octupla,de algum dias pra cá quando brinco com ele de jogar bola,notei que ele fica sem folego e ofegante,e de repente começa a tossir, e de vez enquando vomita.
O que pode ser?
Obrigado
msn jjeffersonferreira@hotmail.com
Oi...
Adorei esse site ele é muito interessante!!!
Meu cão era muito brincalhão e comelão, e de alguns dias pra cá ele está quieto e sem apetite. O que será? Vcs podem me ajudar
Oi...
Adorei esse site ele é muito interessante!!!
Meu cão era muito brincalhão e comelão, e de alguns dias pra cá ele está quieto e sem apetite. O que será? Vcs podem me ajudar
Andressa disse…
MEU PODLE DE 7 MESES ESTA VOMITANDO E COM DIARREIA GOSTARIA DE SABER O QUE PODE SER
Carolina disse…
Olá!
Eu tenha uma cachorrinha vira lata com 5 meses de idade, cuido dela desde 14 dias de nascida...tenho notado que desde novinha ela apresenta descamação na pele (como se fosse caspa) queda dos pelos ao redor do focinho, acima dos olhos, atras das orelhas e nas patas dianteiras...ela tem muita coceira, se arranha toda até ficar vermelha e chora muito...estou preocupada, meu esposo foi pedir orientação numa loja de animais e venderam pra ele um medicamento chamado ivomectina 1% injetavel, eu mesma apliquei 1/4 da ampola subcutaneo como o homem esplicou...mesmo assim, nao sei bem certo oque ela tem, e no momento estou sem condições de levar ao veterinario...por favor me ajudem! quero saber oque ela tem...e se tem tratamento e cura. Agradeço e aguardo resposta.
ekaterine disse…
Olá tenho muita preocupação
pois tenho um cachorro de 4 anos e 4 meses ele é york shire a pouco tempo apareceu uma bolinha branca em seu olho direito e o esquerdo esta normal a cada dia essa bolinha vai crescendo e crescendo estou muito preocupada q isto possa cegar ele me responda o q é e qual é a cura para isso com urgência
obrigada
ekaterine
luciane disse…
tenho um Pug mas não sei sua idade.mas ele não é tão novo.Os olhos dele estão sendo cobertos por uma membrana preta,ele pode ficar cego..tem como retardar ou curar.O que pode ser ..começa de dentro pra fora.grata
lpeccinin@hotmail.com
Juliana Yukie disse…
Bom dia!!!
Tenho uma cadela de 02 anos srd que esta com diarréia a +-6meses,já esta passando com o segundo veterinário,fez tratamento para infecção intestinal,os exames dela fezes e hemogramas estão tudo ok,mas ela não melhora está perdendo mto peso até agora uns 12kg,agora o veterinário disse que deve ser uma inflamação crônica no intestino e má absorção de proteínas. O que devo fazer?Vcs podem me ajudar?
Juliana Yukie disse…
Bom dia!!!
Tenho uma cadela de 02 anos srd que esta com diarréia a +-6meses,já esta passando com o segundo veterinário,fez tratamento para infecção intestinal,os exames dela fezes e hemogramas estão tudo ok,mas ela não melhora está perdendo mto peso até agora uns 12kg,agora o veterinário disse que deve ser uma inflamação crônica no intestino e má absorção de proteínas. O que devo fazer?Vcs podem me ajudar?
drikzada disse…
meu fila de 3 meses ta com a pele ao redor dos olhos e boca ressecados o que eu faço pois ele tambem esta ocm otites e não consegue comer
Thais disse…
Oieee...
meus coelhos estavam morrendo um atras dos outros...e tenho um quintal de terra q envolta toda do quintal tem uma planta pingo de ouro...sera q ela é venennosa??sera q ela q esta matando meus coelhos??

a tambem vou comprar um dalmatas e quero saber se ele da muito trbalho se ele é docil e etc..

POR FAVOR me informem ...

obriogada
marcio disse…
ola...
meu nome é marcio,tenho uma cadelinha que tem um "tique" semelhante ao mau-de-parquição, alguem pode me ajudar dizendo o que pode ser??
desde ja agradeço

marcio.londrina@hotmail.com
Rosemari disse…
Olá pessoal... estou desesperada... meu dálmata de 1 ano está com sintomas de diarréia, vômito e apresenta orelhas inchadas... até então não estava ruim... apesar de estar normal no comportamento... agora está sem apetite... alguém pode me dar uma ajuda... o que ele tem???
Meu e-mail é rosesavoff@gmail.com
tatica disse…
Boa Tarde! Tenho uma cachorra de 1 ano e 7 messes vira lata. Ela noultimos dia ficou doente levei ela ao veterinario ela passou medicamentos estou dano o medicamento a ela. Mais o que eu quero saber e que todas veiz que ela esta vazendo xixi esta ficando uma secreção na genitari dela o que fazer diemediato Socorro!
santy disse…
Ôlá, preciso de ajuda. Meu cãozinho tem 4 meses é um filhote de pastor belgo com viralata e apresentou uma dor no braço o veterinário vei ver e disse que estava machudo médicou e três dias depois chemei novamente pois ele apresentava muita dor um especie de choque no braço ele confirmou que trata-se uma virose muito forte e passou outros médicamentos e amenizou mas ele continua com muitas dores. Preciso saber se tenho chance de salvar meu cachorrinho ou infelizmente tenho que sacrificá-lo?
Por favor alguém me ajuda...
FABIANE disse…
Oi eu tenho uma cachorrinha vira-lata, muito fofa, so que de uma semana pra cá ela tava muito quieta não latia.Uns 4 dias ela tava caminhando e caindo,hj decidimos levar ao veterinário, e a médica disse que ela tava com cinomose,receitou um medicamento pra ver se da pra reverter, mas acho que não vai adiantar.Até ontem ela comia, hoje não quer comer.To muito triste porque gosto muito da Moleca esse é o nome dela,pelo menos eu fiz tudo que podia para ela ficar boa,ela ia fazer 1 ano agora dia 20 de novembro.Obrigado, e queria dizer pra todos que tem filhotes que não deixem de vacinar pra não acontecer o mesmo que aconteceu com a minha Moleca.
FABIANE disse…
Oi eu tenho uma cachorrinha vira-lata, muito fofa, so que de uma semana pra cá ela tava muito quieta não latia.Uns 4 dias ela tava caminhando e caindo,hj decidimos levar ao veterinário, e a médica disse que ela tava com cinomose,receitou um medicamento pra ver se da pra reverter, mas acho que não vai adiantar.Até ontem ela comia, hoje não quer comer.To muito triste porque gosto muito da Moleca esse é o nome dela,pelo menos eu fiz tudo que podia para ela ficar boa,ela ia fazer 1 ano agora dia 20 de novembro.Obrigado, e queria dizer pra todos que tem filhotes que não deixem de vacinar pra não acontecer o mesmo que aconteceu com a minha Moleca.
Drika disse…
Oi !!!

Meus 2 cachorrinhos pegaram uma virose, eu queria saber se há possibilidade de cura, e qual o melhor tratamento, remédio ?
Agradeço desde já!
Anónimo disse…
ola gostaria de saber , perdi um labrador com 3 meses por causa de uma virose,queria saber se posso criar um filhote no mesmo local que o labrador fiucava ou se corre risco d pegar a virose ainda ???
line disse…
Oi... Minha cachorrinha ta com um lado do rosto inchado, e n dá pra abrir o olho por causa disso. Ela ta mto quieta. Por FAVOOR ME AJUDEM!!!!
cleo disse…
Oi! preciso de ajuda,eu tenho uma cachorrinha de quase tres meses,ela é rotyvailler com pastor belga,há uns dois dias ela não quer comer mais,não bebe aguá,está com diarreia,ontem dei soro caseiro pra ela,e hj ela amanheceu com os olhos remelados,ela esta conciente só que não come,bebe,e nem sai da caminha,por favor me ajude o que pode ser??
obrigada
Cleusemir
Anónimo disse…
Oi! Eu tenho uma basset,estão surgindo alguns pontinhos brancos isolados nos olhos dela.O que poderiam ser? Muito obrigado,Byanka.
ola tenho uma cadelinha de 7 meses pintcher ...levei-a ao veterinario a 15 dias que disse ela ter dor de ouvido passando "otodem " para a doença.... mandando que voltasse após o tempo determinado para ver como ela estava.Voltei e ela agora melhorada o ouvido ,esta deprimida com os olhos a remelar sem apetite ou sede a médica disse que estaria com conjuntevite mas nada passou para isso..me ajudem a pelo menos descobrir oque ela tem...nunca gostei de caes.... mas hoje esta cã...ou minha" more' é a vida de nossa casa
Kaety disse…
Olá meu nome é catarine
eu tenho um cachorro de raça fox paulistinha ele tem 2 anos de idade.Ele tah com um problema sério
ele não está querendo comer
ele fez fezes com sangue e fiquei muito preucupada ele nunca fez isso. Mas ele está correndo e fazendo exercicios parece normal mais quase nunca não come

PorFavor Me ajude estou muito preucupada tenho medo que ele morra, eu vo levar ele no veterinario mais to providenciano
vou levar ele na usp mais por inquanto me ajude

Obrigado
Catarine
ericklc14 disse…
meu cachorro esta com tipo de uma alergia nos olhos, ele cossa de vez em quanto, mas os olhos dele esta ferido em volta, tem puco pues ou remela a e sai sangue algumas vezes. gostaria de sabe o que é mais ou menos !
podem me ajuda ?
carolina disse…
oie!!!!gostei do site e queria que vc se possivel,mim desse uma informação,o meu cachorro é um congi e desde que nasceu,tem um problema de estomago,um estreitamento ou coisa assim,ele passa muito mal e vomita muito,moro no japão e não consigo saber o que é,sera que existe alguma cirugia,é muito sofrido para ele.obrigada.
Carol disse…
oi tenho um cachorro poodle de 2 anos, tem uma semana ele esta com os olhos remelentos, e fica triste mas esta se alimentando bem, gostaria de saber o que ele tem, pois o cachorro de um vizinho estava com os olhos assim e muito magro e morreu e não sabem do que. Pode ser calazar como pega?

Obrigado
keila
loira disse…
Olá! hoje perdi meu cocker dourado estou com depre profunda pois o amava muito algo me incomoda e me deixa confusa, ele apresentou sintomas muito semelhantes a Parvovirose e o veterinário diagnosticou doença do carrapato fase III sei que as duas são parecidas mas acho que até ele está confuso. Quero saber se existe alguma diferença entre as doenças nem que seje pequena. Pois tenho + 2 cachorros 1 deles é cocker também, ñ quero perde-lo da mesma forma.
thais disse…
Eu tenho um filhote que está triste, com secreção nos olhos, abdomem inchado, e além disso ele sofre espasmos que duram cerca de tres minutos, apesar disso ele está se alimentando, andando. Que pode ser?
thais disse…
Eu tenho um filhote que está triste, com secreção nos olhos, abdomem inchado, e além disso ele sofre espasmos que duram cerca de tres minutos, apesar disso ele está se alimentando, andando. Que pode ser?

Mensagens populares