Como posso levar o meu cão num transporte público?


Foto de Charles Roth no Pexels


Esta é uma questão que certamente já pensou no caso de ter um cão. Muitas vezes não sabemos se é possível e como é possível levar o nosso animal de estimação num transporte público. Existem regras a cumprir mas em várias situações poderá sim levar o seu companheiro de quatro patas consigo.

O primeiro aspeto a ter em conta é que se o condutor responsável pelo meio de transporte, verificar que não estão a ser cumpridas as condições de transporte dos animais, pode impedir o "animal e o seu detentor" de prosseguirem viagem. Esta norma está afixada em nas leis da República. Por exemplo, existem regras que impedem o transporte do seu animal como são:

  • Não é permitido transportar animais considerados perigosos;
  • Não é permitido transportar animais em precário estado de saúde ou de higiene, bem como aqueles que, pelo seu cheiro, ruído ou outro motivo objetivamente relevante, como, por exemplo, a sua dimensão, possam incomodar os passageiros;
  • Caso o seu animal não tenha nenhum destes problemas, poderá então levá-lo consigo no transporte público. Sendo que se incumbe aos passageiros a guarda e vigilância dos animais de que se façam acompanhar, sendo os passageiros os únicos responsáveis pelos danos que os mesmos provocam.
  • Claro que estas condições só se aplicam às chamadas normais normas de circulação. Excluiu-se outras situações como são os casos dos cães guia por exemplo.
  • Quanto ao avião, o animal viaja na cabine ou no porão, de acordo com o seu peso, o seu tamanho e a sua espécie. Na cabine, só animais cujo peso, com a caixa, não ultrapasse os oito quilos. A caixa tem de ir por baixo do assento do dono e não pode ter mais de 45 cm de comprimento, 30 de largura e 23 de altura. No porão, a caixa de transporte tem de ser rígida e é preciso fazer o pedido com antecedência. É ainda necessário fornecer comida e água para a viagem. Animal e caixa, em conjunto, não podem pesar, regra geral, mais de 45 quilos.

Caso esteja a planear viajar para um estado membro da União Europeia com o seu animal, pode pedir o passaporte europeu para animais de companhia numa direção regional de agricultura. Este documento contém informações sobre a vacinação, exames e estado de saúde do seu cão e certifica que o seu animal de estimação está legalizado. Para conseguir esse documento, deve contactar um veterinário e garantir que o animal está vacinado e tem chip.

Mesmo assim, existem cães que não têm comportamentos compatíveis com uma viagem de transporte público. Por isso, em alternativa, pode deixá-los num hotel para cães. Mais tarde, considere se não devia levar o seu animal de estimação a um treino de cães.

Comentários

Mensagens populares