4 truques para domesticar o meu gato
Os gatos são animais independentes e donos de si. Isso reflecte-se nos seus hábitos. A maioria dos gatos só se chega aos humanos quando lhe apetece e normalmente têm um “humano favorito”. Também escolhem sempre um lugar favorito na casa, de preferência um onde consigam controlar todas as movimentações. Outros gatos gostam de sair de casa e passear. Alguns ainda têm o instinto de caçar os pássaros que vêem pela janela ou as aranhas que aparecem em casa. Então, como pode domesticar o seu gato?
Ao contrário do que acontece com os cães, em que há dezenas de opções para treino de cães em Lisboa, os gatos devem ser domesticados em casa.
Comece a socializar o gato deste bebé.
Se os gatos não se habituarem a socializar com humanos desde pequenos, nunca deixaram de ser ferozes. Por isso, assim que a mãe deixar, comece a brincar e dar de comer aos filhotes para se habituarem à sua presença.
Ensine-lhe onde está a caixinha de areia.
Os gatos são animais tão independentes quanto higiénicos. Mesmo enquanto são bebés, os gatos preferem ir à caixinha de areia do que fazer chichi no azulejo. Só tem de pegar no gatinho e mostrar-lhe onde está a caixa. Enquanto são pequenos, prefira caixas tipo “tabuleiro”, onde os gatinhos entram com facilidade.
Não tente reprimir os seus instintos.
Um dos maiores erros de quem está a tentar domesticar gatos é reprimir os seus instintos. Os gatos precisam de caçar e de gastar a sua energia para não ficarem frustrados. Invista em brinquedos como arranhadores e ratinhos para caçar para respeitar os instintos dos gatos e fazer com que não se sinta preso.
Comentários