4 truques para domesticar o meu gato




Os gatos são animais independentes e donos de si. Isso reflecte-se nos seus hábitos. A maioria dos gatos só se chega aos humanos quando lhe apetece e normalmente têm um “humano favorito”. Também escolhem sempre um lugar favorito na casa, de preferência um onde consigam controlar todas as movimentações. Outros gatos gostam de sair de casa e passear. Alguns ainda têm o instinto de caçar os pássaros que vêem pela janela ou as aranhas que aparecem em casa. Então, como pode domesticar o seu gato?


Ao contrário do que acontece com os cães, em que há dezenas de opções para treino de cães em Lisboa, os gatos devem ser domesticados em casa.

Comece a socializar o gato deste bebé.


Se os gatos não se habituarem a socializar com humanos desde pequenos, nunca deixaram de ser ferozes. Por isso, assim que a mãe deixar, comece a brincar e dar de comer aos filhotes para se habituarem à sua presença.

Ensine-lhe onde está a caixinha de areia.


Os gatos são animais tão independentes quanto higiénicos. Mesmo enquanto são bebés, os gatos preferem ir à caixinha de areia do que fazer chichi no azulejo. Só tem de pegar no gatinho e mostrar-lhe onde está a caixa. Enquanto são pequenos, prefira caixas tipo “tabuleiro”, onde os gatinhos entram com facilidade.

Não tente reprimir os seus instintos.


Um dos maiores erros de quem está a tentar domesticar gatos é reprimir os seus instintos. Os gatos precisam de caçar e de gastar a sua energia para não ficarem frustrados. Invista em brinquedos como arranhadores e ratinhos para caçar para respeitar os instintos dos gatos e fazer com que não se sinta preso.

Vá ganhando a sua confiança.

Não espere que o gato peça o seu colo ou lhe dê a barriga de um dia para o outro! Aos poucos, vá ganhando a sua confiança. Deixe que o gato o cheire, salte para cima de si, se roce nas suas pernas, e faça o seu “reconhecimento”. Vá fazendo festinhas sem forçar e dê comida ou snacks todos os dias. Aos poucos, o gato percebe que não é um inimigo e começa a gostar mais de si.

Comentários

Mensagens populares