O segredo por detrás dos rótulos das rações!




Acha que todas as rações são iguais? Então, comece a olhar para os rótulos e entenda as diferenças entre as rações.


“Cereais” inclui tudo desde o arroz, à aveia e ao malte. É impossível saber o que o seu cão está a comer. De qualquer forma, o seu cão não precisa de comer cereais, uma vez que não o saciam. O principal ingrediente da ração para animais, respeitando a sua alimentação natural, deve ser a carne. Os cães são umas espécie carnívora e os gatos são carnívoros obrigatórios. Por falar em cereais, quase sempre aparecem em duplicado (por exemplo, “milho inteiro”, “amido de milho”, “milho desidratado”, etc).


“Carne e subprodutos (derivados de animais)” é igualmente inespecífico. Geralmente, refere-se a carcaças, articulações, ossos e outras partes impróprias para consumo humano. Quase sempre têm menos qualidade protéica, por isso confirme sempre qual é a percentagem de proteína na ração. Se procurar um treinador para cães, também pode iniciar uma dieta BARF.


Preste atenção à ordem dos ingredientes. Tal como nas nossas comidas, quase sempre o primeiro ingrediente é o que existe em maior percentagem. Ou seja, a lista de ingredientes está por ordem decrescente. O ideal é as fontes de proteína (carne ou peixe) sejam o primeiro ingrediente no rótulo.


Verifique se a proteína está inteira ou desidratada. Caso a proteína tenha sido pesada inteira, o produto final vai ter mais farinhas e cereais do que proteína. Pelo contrário, se são proteínas desidratadas, a percentagem na composição final do alimento é mais realista.


Prefira conservantes naturais. Tal como na comida para humanos, deve evitar os conservantes sintéticos na ração para cães. Prefira as rações com vitamina E, vitamina C e extractos naturais de plantas.


Dica extra: se está à procura de um hotel para cães no Porto ou noutra zona do país, pergunte qual é a ração disponível. Depois, investigue a composição. Quase sempre compensa levar a sua própria ração – e o mais provável é que também seja mais saudável!

Comentários

Mensagens populares