Devo usar comida nos treinos para incentivar o meu cão?



Se está a tentar ensinar o seu cão a rebolar, a dar a pata, a sentar-se, a responder ao seu nome, a fazer chichi no sítio certo, etc, é provável que já tenha procurado dicas para treinar o seu cão online. A maioria dos sites recomenda um método de reforço positivo vs reforço negativo.


Mas que reforço positivo pode ser esse? Algumas pessoas sugerem dar um mimo, como uma festinha, outras um brinquedo. Porém, a grande maioria usa comida nos treinos para incentivar os cães. Pode ser comida normal, biscoitos ou snacks para cães ou até restos de comida “humana”.


A questão é só, deve usar comida nos treinos para incentivar o cão?


Sim. A comida é mesmo um dos melhores reforços positivos para incentivar o cão. A comida é muito estimulante para os animais, além de ser um estimulante imediato (portanto, óptimo para usar durante o treino).


Outra vantagem de usar comida é ser fácil de dosear ou dividir, por isso consegue “fazer render” o estímulo ao longo do treino (o brinquedo, por exemplo, só funciona uma vez) e controlar a alimentação do animal.

Só deve repensar estes hábitos se o seu cão precisar de uma dieta veterinária muito específica. Por exemplo, cães com graves intolerâncias alimentares, cães com problemas renais ou de fígado, devem ter isso em atenção.


O que é realmente importante é fazer um treino positivo, para não precisar de traumatizar o cão com castigos. Se não se sente capaz de educar o seu cão, procure um treinador de cães ou um treino de cães em Lisboa.

Comentários

Mensagens populares