Destartarização nos animais? O que deve fazer


Vai ao dentista uma vez por ano? Provavelmente, é porque precisa de fazer uma destartarização. Então, porque é que os seus patudos não haveriam de fazer o mesmo? Manter uma boa saúde oral é essencial para o bem-estar dos seus cães e gatos. Por isso, hoje quero dar destaque à importância da destartarização nos animais e como cuidar dos dentes e gengivas do seu cão!

Quando é que precisa de levar o seu cão ao veterinário?

Há vários sinais que podem indicar que o seu cão tem um problema dentário:
  • mau hálito (halitose), bafo intenso;
  • dentes acastanhados;
  • dentes que ‘abanam’;
  • sangramento nas gengivas;
  • abcessos nas gengivas;
  • o animal parece ter dor a comer.

Lembre-se que uma má saúde oral pode ter consequências graves para o seu animal. Primeiro, pode levar à perda dos dentes ou do osso que o suporta. Mas, em casos mais graves, pode desenvolver problemas cardíacos ou infecções devido à acumulação de bactérias na boca. Por isso, se nota algum destes sinais, procure um veterinário e marque uma consulta. Aqui fica o link para veterinário no porto ou veterinário em lisboa.

Como prevenir o tártaro nos animais?

Tal como nos humanos, pode prevenir o tártaro nos animais através de uma boa higiene oral. Veja aqui 5 dicas para cuidar dos dentes do seu animal, incluindo como escovar os dentes do seu cão. Também pode consultar o seu veterinário para saber qual é a melhor pasta de dentes e os suplementos indicados para prevenir problemas e fortalecer a saúde dos dentes do seu patudo.

Como é o procedimento da destartarização?

Se o seu cão já tiver uma grande placa de tártaro, precisa de o levar a um veterinário e fazer um procedimento de destartarização. Como os animais não entendem que precisar de ficar quietos e de boca aberta, o procedimento requer sedação. Com o seu animal sedado – não é necessário um anestesia geral – o veterinário consegue utilizar um destartarizador para remover o tártaro. Se algum dente estiver a abanar ou apresentar sinais de infecção, o médico pode ‘aproveitar’ para fazer esse procedimento também.


Comentários

Mensagens populares