Quero um cão, estarei pronto?



Está a pensar adoptar um cão? Então, pense bem se está pronto para ser responsável por outro ser vivo. Responda a estas perguntas sinceramente e faça uma escolha ponderada e consciente sobre a adopção:


1 – O seu trabalho obriga-o a estar longe de casa muitas vezes?


Como é o seu dia-a-dia? Passa pouco tempo tem casa ou vai ter tempo para dar-lhe mimo, passear todos os dias, brincar e ser verdadeiramente uma companhia?



2 – Com quem pode deixar o seu cão durante os férias ou quando tem menos disponibilidade?


Com que amigo ou familiar pode deixar o seu cão de estimação enquanto vai de férias? No caso de não ter ninguém disponível, tem capacidade financeira para pagar um hotel para cães ou um pet sitter? Se nem sempre vai ter disponibilidade para levar o seu cão a passear todos os dias, está disponível para contratar um dog walker?


3 – Qual é a opinião das pessoas com quem vive?


Se não vive sozinho, qual é a opinião das pessoas com partilha casa? Se há crianças por perto, equacione bem todas as variáveis. Escolha uma raça que se dê bem com crianças, planeie um período de adaptação e negoceie uma fase de experimentação.

4 – O seu cão vai ter acesso ao exterior?


Ao contrário do que às vezes se pensa, os animais não precisam de dar ‘os seus passeios’ fora de casa. Embora seja óptimo para os cães dar um passeio diário, os animais nem sempre se orientam nas grandes cidades e os carros são um perigo. Por isso, avalie bem as condições que a sua casa oferece e como pode proteger o seu cão, escolha um veterinário no porto ou veterinário em lisboa .


5 – Tem capacidade económica para sustentar um cão?


Por último, pondere se tem capacidade económica para sustentar um cão. Vai ter custos com veterinário, com as vacinas e com o chip, terá de pagar uma ração de qualidade, produtos de higiene, etc. Não se esqueça que pode sempre consultar a Fixando para ver o preço dos serviços para animais de estimação.


Comentários

Mensagens populares