Como evitar doenças cardiovasculares nos animais?




Tal como os humanos, os animais também podem sofrer com doenças cardiovasculares na idade adulta. No entanto, tal como nos humanos, é possível prevenir algumas dessas doenças com pequenas alterações no estilo de vida. Deixamos aqui algumas dicas sobre como evitar doenças cardiovasculares nos animais.


O primeiro passo para evitar doenças é prevenir. O seu animal de estimação deve fazer exames regulares, de forma a poder detectar qualquer problema ainda numa fase precoce. Consoante o diagnóstico, o médico veterinário pode decidir medicar ou recomendar uma dieta veterinária diferente.


Outra dica para os tutores que estão a tentar evitar doenças cardiovasculares nos animais é proporcionar uma dieta BARF (Biologically Appropriate Raw Food). Este tipo de dieta tenta imitar a alimentação natural dos cães e dos gatos, que consiste em proteína não cozinhada e exclui os cereais (incluindo arroz).


Muitos veterinários recomendam esta dieta por ser menos processada, tem menos gordura, menos conservantes e também menos sódio, o que é benéfico para a saúde cardio-muscular. Se não tiver tempo para preparar este tipo de refeições para o seu animal de estimação, já há várias empresas em Lisboa que entregam “marmitas” semanais para uma dieta BARF.


Para além disso, tal como nos humanos, evitar a obesidade – que implica uma dieta equilibrada, mas também exercício regular – é uma forma de prevenir doenças cardíacas em cães em gatos. Se não sabe como manter o seu cão activo, pode procurar treinos para animais de estimação.


Outra dica importante para quem quer prevenir doenças cardiovasculares em animais de estimação é a higiene oral. Embora as duas coisas possam não parecer relacionadas, muitas infeções orais em cães e gatos acabam por se propagar ou causar outros problemas, incluindo cardiopatias. Escove os dentes regularmente com pasta de dentes veterinária.

Comentários

Mensagens populares