5 Truques para Domesticar um Cão



Educar um cão não é fácil. Se acabou de adoptar um cachorro, talvez se esteja a perguntar como é que o pode domesticar, ensinar-lhe truques, onde fazer chichi ou como evitar que roa as suas sapatilhas. Para isso, reunimos 5 truques que precisa de saber para domesticar o seu cão!

1. Procurar um treinador de cães

Bem, isto não é propriamente um “truque” que pode utilizar em casa para domesticar o seu cão, mas é um atalho muito poderoso. Procure um treinador de cães em Lisboa para dar aulas privadas ao seu cão e treiná-lo desde jovem.

2. A repetição é amiga da perfeição

No que diz respeito ao treino de cães, “practice makes perfect” (“a prática faz a perfeição”). Os cães só aprendem através da repetição. Por outras palavras, não basta repreender um cão uma vez para que nunca mais repita o mesmo comportamento. Tem de o fazer todas as vezes que esse comportamento se repete, de forma consistente e persistente.

3. Escolha bem as recompensas para o treino de cães

O treino de cães consiste em reforços negativos e reforços positivos. Estes últimos são utilizados para premiar o comportamento desejado (por exemplo, dar pata, sentar-se, deitar-se, etc). Mas que recompensas pode utilizar? Dar-lhe mais atenção ou mimos, por exemplo. Também pode oferecer comida, um osso ou um brinquedo.

4. Procure informação específica sobre o que quer ensinar

Há truques específicos que pode utilizar para ensinar o cão a sentar-se, a deitar ou até a fazer as necessidades no sítio certo. Neste último caso, por exemplo, é importante habituar o cão a ir sempre ao mesmo sítio. Quando o cão faz necessidades no sítio errado, limpe o chichi imediatamente para não o deixar “marcar” esse território.

5. Nunca seja violento

Quando está a treinar o seu cão, precisa que ele confie em si. Por isso, nunca deve utilizar a violência como um feedback negativo. Se o cão tem um comportamento errado, páre de lhe dar atenção, ignore-o ou retire-lhe os brinquedos. Mas mantenha sempre o horário das refeições, dê-lhe sempre água e nunca, nunca seja violento. Quando vai de férias, procure um hotel de cães em Lisboa para acolher o seu cão.


Comentários

Mensagens populares