Como ensinar um cão a fazer as necessidades no sítio certo!




Quem gosta de cães sabe que são os nossos melhores amigos, mas infelizmente nem sempre é fácil treinar os cães a fazer as suas necessidades no sítio certo. Quem é que nunca chegou a casa e encontrou um chichi na perna de uma cadeira ou em cima dos ténis novos?


Embora pareça complexo, o treino para cães baseia-se numa mecânica simples: reforços positivos sempre que tem um comportamento correcto.


Quando. Os cães começam a procurar um sítio para fazer as suas necessidades às 8 ou 9 semanas. A partir dessa altura, deve começar a educá-lo para ir à rua. No entanto, os cães não têm controlo total das suas necessidades até aos 3 ou 4 meses, por isso precisa de ter uma boa dose de paciência.


Quantas vezes. A maioria dos cães pequenos precisam de fazer chichi a cada 2 ou 3 horas. É normal que o comportamento do cão mude ligeiramente quando precisa de ir à casa de banho. Se notar sempre o mesmo comportamento, é nesta altura que o deve encaminhar para o lugar apropriado (rua, jardim, varanda, caixa, folhas de jornal, etc).


Como. Sempre que o cão fizer as necessidades no sítio adequado, deve recompensá-lo com um mimo, como festinhas, comida, um biscoito, um brinquedo, etc.


Onde. É conveniente ter sempre um local disponível onde o cachorro possa ter alguma privacidade para fazer as suas necessidades. Algumas pessoas têm uma zona onde põem jornais, comida e brinquedos, de forma a que o cão se habitue a que esse seja o seu “espaço”. Quando o cão fizer chichi noutros sítios, é importante limpar assim que der conta – assim não sente que é o seu “território” e não volta a repetir.


Não está a treinar um cachorro? O treino de cães adultos pode ser um pouco mais difícil, mas não impossível. Procure centros de treino de cães com aulas de modificação de comportamento e o preço de outros serviços para animais.


Comentários

Mensagens populares