O que necessito para ser um treinador de cães?



O que fazer para ser treinador de cães? Se gostava de ser treinador de cães, precisa de uma formação específica.


Em Portugal, a profissão de treinador de cães não está regulamentada. Contudo, há algumas escolas com cursos profissionais para ser treinador de cães.
 

Escolas com cursos para ser treinador de cães


A CCVL Academia, na Malveira, tem cursos presencias de etologia canina (treino de cães) e também cursos online sobre adestramento positivo (como utilizar estímulos positivos para treinar os cães) e psicologia canina. Além disso, pode complementar esta formação com outros cursos sobre nutrição canina, primeiros socorros e criação de raças.


O Instituto do Animal, em Lisboa, tem vários cursos para donos e treinadores. Alguns cursos, como aprender a passear com trela sem stress, linguagem canina, comportamento e educação canina, destinam-se ao público em geral. No entanto, também há alguns cursos mais avançados sobre o comportamento animal para veterinários e treinadores de cães, formações sobre agressividade e um programa exclusivo para treinadores.


A Norte, no Porto, a Dogga oferece uma formação mais completa – com direito a diploma de treinador de cães. O curso fornece uma série de conhecimentos essenciais para os futuros treinadores de cães, como etologia, epigenética, primeiros socorros, modelos de aprendizagem e equipamentos. Qualquer pessoa pode inscrever-se, embora seja preferível já ter alguma experiência profissional na área.


Se quer especializar-se nesta área e trabalhar como treinador de cães guia, por exemplo, terá de procurar formação ainda mais específica na área de etologia. No entanto, se gosta de animais e quer passar mais tempo com eles, pode fazer um curso teórico-prático para iniciantes e começar a anunciar os seus serviços como treinador de cães em Lisboa.


Comentários

Mensagens populares