Posso arrendar casa se tenho um cão ou um gato?



Se tem um cão ou um gato, provavelmente já deu conta que não é fácil arrendar casa. A maioria dos senhorios não permite animais no imóvel, muitas vezes por receio de que estraguem a casa e os móveis. Mas será que este comportamento é legal?

Sim. Não há nenhuma legislação que obrigue os senhorios a aceitar animais nos imóveis. Assim sendo, fica ao critério de cada um. Alguns recusam animais, outros aceitam animais mas exigem uma renda mais alta (de modo a acautelar possíveis estragos causados pelos animais), outros só permitem animais de pequeno porte e outros aceitam todos os animais. Se está à procura de casa e tem um cão ou um gato, o melhor é mesmo usar os filtros de pesquisa para seleccionar apenas imóveis que aceitam animais.

Além disso, há outro factor que vem complicar a legislação. Alguns condomínios proíbem animais – ou menos pelos algumas espécies – pelo que o senhorio se vê obrigado e recusar animais na propriedade. Este tema é altamente controverso, uma vez que os proprietários se vêem impedidos de fazer o que entendem nas suas fracções por ordem do condomínio. É possível que no futuro esta legislação venha a mudar, uma vez que muitas outras leis acerca dos animais de companhia foram revistas nos últimos anos.

Se tem um cão ou um gato e está a tentar arrendar casa, sugerimos que seja frontal. Mesmo que o anúncio não mencione a proibição de animais, envie sempre uma mensagem a confirmar. Também pode ser uma boa ideia procurar um treino para cães no Porto, para poder assegurar ao seu senhorio que o seu melhor amigo não vai fazer chichi fora do sítio ou estragar os móveis. Se vive numa casa alugada e está a pensar em adoptar um gato ou um cão, confirme no contrato de arrendamento. Se não houver nenhuma cláusula em contrário, em princípio será permitido.

Comentários

Mensagens populares