Dicas para manter o seu cão calmo e pouco ansioso


Manter uma rotina.

Os animais gostam de rotinas. Apesar de os cães serem mais flexíveis que os gatos, isso não significa que gostem de viagens e de sair do seu “território”. Crie uma rotina com horas para comer, um horário para passear e um espaço na casa que é “dele”. Assim, o cão não fica ansioso para saber quando é que vai voltar a comer e tem sempre um “porto seguro”.

Habitue o cão a estar sozinho.

Um dos maiores factores de ansiedade para os animais é a separação dos donos. Há muitos cães que passam o dia sozinhos em casa a latir. Para evitar que isso aconteça, deve habituar o cão a estar sozinho desde que é pequeno. Comece por se separar durante períodos curtos (10 minutos, 30 minutos, 1 hora) e vá aumentando progressivamente. Quando regressar a casa, evite fazer uma “festa”: se o fizer, o cão vai estar sempre ansioso para que regresse.

Faça passeios diários

Outra forma de acalmar o cão e evitar que se sinta ansioso é fazer passeios diários. Passear o cão dá-lhe uma oportunidade para socializar com outros cães, aliviar o stress de passar o dia fechado em casa, gastar energia e até evitar que se torne agressivo. Além disso, está provado que os passeios ajudam a produzir serotonina e melhoram o sono dos nossos patudos. Aproveite e faça exercício também!

Procure um treinador de cãesIf all else fails… Procure um treinador de cães em Lisboa. Nem sempre é fácil entender a psicologia dos nossos patudos ou perceber o que podemos estar a fazer mal. Um treinador de cães é a pessoa indicada para fazer uma “reeducação” e estabelecer novos hábitos lá por casa. Se está a planear deixar o seu companheiro num hotel para animais durante as férias, procure um hotel que tenha também treino para cães.

Comentários

Mensagens populares