Como socializar o meu cão com outros cães



Todos sabemos que todos os cães ladram quando vêem outros cães. Apesar de serem animais muito sociáveis, nem sempre gostam quando sentem que há outros cães no seu espaço. Então, como socializar o seu cão com outros cães?

Se vai adoptar outro cão, é normal que o seu cão “mais velho” se sinta ligeiramente ameaçado e que não queira brincar com o novo membro da família. Precisa de preparar o seu cão para receber um novo companheiro:

  • Comece por fazer uma apresentação à distância. Comece por fazer apenas uma apresentação ou “reconhecimento” visual. Segundo os treinadores de cães, só depois é que deve iniciar o contacto físico e permitir que explorem o cheiro um do outro.
  • Apresente os dois cães pouco a pouco, para se irem habituando ao cheiro um do outro. Mantenha-os em separações separadas e deixe-os socializar apenas durante curtos períodos de tempo. Deixe-os cheirar a roupa um do outro e vá aumentando os períodos de socialização pouco a pouco.
  • Deixe que cada cão tenha as suas próprias coisas. Cada um deve ter a sua taça de água, um comedouro, a sua cama, as suas mantas, coleiras e trelas diferentes. Também deve haver (sempre que possível) um sítio distinto para fazerem as necessidades.
  • Fique atento aos chichis fora do sítio. O chichi fora do sítio pode ser um sintoma de stress e de ansiedade. Por isso, fique atento para perceber se algum dos seus animais de estimação está a ter um comportamento fora do normal.
  • Não dê mais atenção ao cão “novo”. No início, é natural que tenha tendência para dar mais atenção ao novo membro da família. No entanto, tente repartir a atenção pelos dois. É importante que ambos se sintam cuidados e acariciados, para evitar competição desnecessária!
  • Supervisione sempre as primeiras interacções. No início, supervisione sempre as interacções de ambos os animais. Assim, consegue detectar se algum dos cães se sente ameaçado ou se, pelo contrário, já estão confortáveis uns com os outros.
  • Procure sempre boxes individuais. Se vai deixar o seu cão num hotel para animais, procure sempre boxes individuais para os seus cães, especialmente se for um cão pouco sociável.

Comentários

Mensagens populares