Muitos cães têm o vício de puxar a trela enquanto passeiam. Contudo, este mau hábito até pode fazer com que se magoem ou pô-los em risco durante o passeio! Deixamos aqui algumas dicas para ensinar o seu cão a não puxar a trela.


Habitue o seu cão a usar trela desde cedo

A primeira dica para treinar o seu cão a não puxar a trela é habituá-lo desde cedo. Quando os cães se habituam a passear com a trela desde cachorros, adaptam-se com mais facilidade. Outra dica é usar uma trela ajustável, que possa ir esticando conforme o cão cresce. Se o seu cão já é adulto, pode precisar de aulas de modificação de comportamento animal para aceitar a coleira.


Não comece com uma trela retráctil

Muitas trelas são retractéis – isto é, esticam e encurtam confirme necessário. Apesar de serem excelentes opções para cães treinados durante o passeio, não se pode dizer o mesmo em cães indisciplinados. Se o seu cão ainda não está habituado a usar trela, use uma que tenha sempre o mesmo comprimento.


Reforços positivos e recompensas

Uma das técnicas mais utilizadas no treino para cães é a mecânica de reforços positivos (recompensas, como biscoitos ou brinquedos) e reforços negativos (castigos). Provavelmente, foi assim que ensinou o seu cão a sentar-se, deitar-se ou a dar a patinha. Com a trela, siga a mesma táctica!


“Castigos” que pode usar quando o seu cão puxa a trela

  • Quando o cão puxa a trela, páre o passeio até que se acalme. Tente usar outro comando que já tenha aprendido (por exemplo, “senta!”) para que o cão se aperceba que não controla o passeio.
  • Não deixe o seu cão o ultrapasse, caminhem sempre lado a lado. É por isso que recomendamos uma trela não retrátil no início.
  • Em vez de o deixar controlar o passeio, vá alterando sempre a direcção. Aos poucos, o seu cão vai reconhecer a sua autoridade.
Se precisa de aulas de treinos para cães, investigue o preço de serviços para animais na Fixando. Não precisa de passar por tudo sozinho!

Comentários

Mensagens populares