O que é necessário para abrir um hotel para cães?




O que fazer com o cão quando vai de férias? Há uns anos, a resposta seria “procurar um hotel que aceite animais de estimação” ou “pedir a um conhecido que vá dar comida e passear o cão”. Hoje em dia, a situação é diferente. Os hotéis para cães, o treino para cães e o pet sitting são negócios em plena expansão. Mas, se quer entrar neste sector, sabe o que é necessário para abrir um hotel para cães?

Uma das principais dúvidas de quem está a pensar abrir um hotel para cães é o licenciamento. Para abrir um hotel para cães precisa de uma licença de utilização emitida pela câmara municipal. Pode começar a tratar do licenciamento através do Licenciamento Zero no Balcão do Empreendedor. A instalação e o funcionamento dos estabelecimentos regem-se pelo Decreto-Lei n.º 276/2001, Decreto-Lei n.º 315/2003 e Decreto-Lei n.º 260/2012. Quanto ao CAE, terá o código 96092.


Depois de conseguir o licenciamento, tem de lançar as mãos à obra. Um hotel para animais precisa de responder a necessidades específicas, por isso escolha a localização e o espaço com cuidado. Precisa de espaço para as boxes de animais, incluindo de grande porte, materiais fáceis de limpar e espaço exterior para os animais passearem e se exercitarem. Geralmente, os hotéis para animais em quintas proporcionam mais qualidade de vida e mais tranquilidade aos hóspedes.

Finalmente, tenha em consideração que pode oferecer mais serviços a animais de companhia sem precisar de alterar o CAE ou pedir mais licenças. Pode, por exemplo, ter aulas de treino para cães, tratamento (como banhos e tosquias), creche para animais, entre outros. Faça algum benchmarking e escolha serviços que o vão diferenciar dos restantes hotéis para cães e hotéis para animais de estimação da sua zona.

Comentários

Mensagens populares