Como treinar um cão a deixar de ferrar?




Muitos cães tem o “vício” de ferrar ou morder os humanos. É um comportamento natural nos cães e uma das formas que têm para explorar o ambiente desde que começam a nascer os dentes aos 4 meses. Mas será que há alguma maneira de treinar um cão a deixar de ferrar?


O melhor é treinar o cão a não morder assim que o adoptar, seja adulto ou ainda cachorro. Sempre que o cão tentar morder, reprima este comportamento imediatamente – interrompa a brincadeira ou tente relaxá-lo com festinhas. Estas são algumas técnicas de treinos de cães para impedir o cão de morder:

  • Transfira a atenção para outra coisa. Se o seu cão estiver a morder um objecto, tente redireccionar a sua atenção para outro alvo. Pode usar um brinquedo próprio para morder ou um brinquedo interactivo (para caçar, por exemplo).
  • Páre imediatamente de brincar. Como dissemos anteriormente, precisa de interromper a brincadeira imediatamente e afastar-se. Os cães adoram brincar, por isso é um estímulo negativo. Afaste-se e só volte a dar-lhe atenção quando estiver mais calmo.
  • Ensine alguns comandos ao seu cão. Quando estiver a treinar o seu cão, ensine-lhe alguns comandos básicos como “deita” ou “senta”. Quando estiver a morder alguma coisa, usa estes comandos simples do treino para cães para o parar.
 
Se está a tentar ensinar o seu cão a não morder e a evitar certos comportamentos, pode procurar um treinador de cães na sua zona. O treino de cães tem bons resultados até em cães mais séniores, por isso vale bem a pena o esforço para evitar que o seu cão morda sapatos, ferre a sua mão, faça chichi onde não deve ou tenha outros comportamentos negativos.

Comentários

Mensagens populares