Quanto tempo demora a treinar um cão?



Se acabou de adoptar um cão, é normal que esteja a pensar quanto tempo demora treinar um cão. Quando é que ele vai saber onde ir à casa de banho? Quando é que se vai habituar a respeitar o seu espaço? Quando é que vai perceber que é para sentar? Quando é que vai aceitar a trela?


Pois bem, não está sozinho. Todos os tutores se perguntam acerca de quanto tempo demora a treinar um cão. E todos passam por uma fase em que a paciência está no limite. É absolutamente normal que, mesmo que adore o seu cão, às vezes a convivência não seja fácil.


Infelizmente, as boas notícias acabam aí. É impossível dizer quanto tempo demora a treinar um cão, da mesma forma que é impossível dizer que todas as crianças começam a andar aos x meses, a falar aos y meses ou deixam a fralda aos z meses. Não há dois cães iguais, cada um tem o seu ritmo!


Em média, demora 4 meses a treinar um cão. Por outras palavras, a maioria dos cães interioriza um comportamento ao fim de quatro meses. Mas isso não significa que o seu cão aprenda tudo aquilo que tem de saber em apenas quatro meses! A “infância” pode durar muito tempo.


Além disso, embora seja preferível começar a treinar os cães enquanto são jovens, os cães não têm controlo total da bexiga e dos movimentos intestinais durante as primeiras semanas de vida. É recomendável começar a fazer o treino da casa-de-banho apenas entre as 12 e as 16 semanas.
Se treinar o seu cão estiver a ser uma tarefa mais difícil do que pensava, também pode sempre procurar um treinador de cães no Porto ou um treinador de cães em Lisboa. Um treinador de cães também está mais habilitado a conseguir mudanças de comportamento, se essa for a sua dificuldade.

Comentários

Mensagens populares