Importância da Socialização dos cães



A socialização dos cães com outros cães, humanos e outros animais é um fundamental para o seu desenvolvimento normal, o seu equilíbrio emocional e bem-estar. Há vários momentos ao longo do crescimento do cão que são indicados para a socialização. O primeiro momento é às 3 semanas, quando é importante ter o contacto com a mãe e os irmãos.


É por volta das 3 semanas que assimilam coisas como a inibição da mordida, ou seja, aprender a não morder com força excessiva. Nas brincadeiras com os irmãos e a progenitora, a mordida excessiva irá despoletar uma reacção negativa e é este feedback que ajuda a assimilar o comportamento da inibição da mordida.


Este e outros comportamentos adquiridos são formados entre as 3 e as 8 semanas, por isso os cachorros não devem ser separados da sua família biológica antes das 8 semanas. Se isto acontecer, é natural que o cão seja mais imprevisível ou difícil de corrigir certos comportamentos (mas não impossível!).


Mesmo quando o cão deixa a família biológica, a socialização não pára. É necessário apresentá-lo a diferentes tipos de pessoas, estímulos como barulhos de carros ou outros cães. A presença do dono nestes momentos é muito importante para garantir que as primeiras experiências são positivas e impedir o desenvolvimento de medos e ansiedades.


Aliás, saiba que muitos especialistas em comportamento acreditam que os cães devem contactar com largas dezenas de estímulos, pessoas e cães diferentes até às 16 semanas. Controlar estas experiências com reforços positivos (biscoitos ou outra recompensa) é fundamental para educar um cão feliz e emocionalmente equilibrado.

Até agora, falamos nos casos ideais com um nascimento e crescimentos sob observação e cuidados. Mas sabemos que nem todos os cães foram criados sob condições ideais. Por isso é que existem escolas de treinos para cães para corrigir certos comportamentos e medos. Um bom treinador de animais irá identificar as necessidades do seu cão, e introduzir os estímulos certos, como juntá-lo a uma puppy class onde pode socializar com outros cães. O importante é nunca desistir dos nossos fiéis amigos!


Comentários

Mensagens populares