Vacinas caninas: porque devemos dar?



Tal como nós, os cães também têm de dar vacinas. Mas sabe porquê? Não, as vacinas caninas não são uma ‘invenção’ do veterinário! Há muitos motivos pelos quais o seu cão deve dar as vacinas:


🐶 Apesar de já estar erradicada em Portugal, a vacina contra a raiva é obrigatória. Esta vacina deve estar registada no microchip do animal (que, por sua vez, precisa de estar registado no Sistema de Informação de Animais de Companhia, o SIAC). É necessário comprovar vacinação contra a raiva para viajar com o seu cão.


🐶 As restantes vacinas caninas são cruciais para evitar doenças potencialmente mortais como a parvovirose, a esgana ou a leptospirose. Estas doenças são particularmente perigosas para os cães jovens, por isso deve dar a primeira vacina entre as 6 e as 8 semanas de idade.


🐶 A vacina polivalente é uma vacina que protege contra várias doenças. A maioria dos veterinários aconselha uma vacina polivalente (ou V8, que protege contra 8 doenças, ou a V10, que protege contra 10) aos 42-45 dias de vida e é primeira vacina canina. As restantes doses são aplicadas em intervalos de 21 a 28 dias. Esta vacina protege pelo menos contra a parvovirose, a cinomose, a coronavirose, a hepatite infecciosa, a adenovirose, a parainfluenza canina e a leptospirose canina.


🐶 Nos casos em que as vacinas não previnem a doença, previnem a progressão da doença. Esse é o caso da vacina contra a leishmaniose, que muitos veterinários também recomendam. Em Portugal, há duas vacinas aprovadas para a leishmaniose. Na dúvida, consulte o seu veterinário em lisboa ou veterinário no porto, veterinário para decidir se precisa da vacina e qual é a melhor opção para o seu cão.


🐶 A vacina para a tosse do canil é um requisito comum para ficar num hotel para cães ou em alojamento (pet sitter). Este vacina oferece resistência ao vírus da parainfluenza tipo 2 e à bactéria Bordetella bronchiseptica.


🐶 A vacina para a febre da carraça é recomendada para cães-pastores e cães de caça, que estão expostos à carraça.

Comentários

Mensagens populares