Parvovirose canina: sintomas, tratamentos e prevenção


A parvovirose é um infecção por parvovírus (e sim, o nome é real).

Esta doença é especialmente grave em cães jovens (até aos 8 meses). Algumas raças são especialmente susceptíveis, incluindo Pincher, Rottweilers e cães de raças nórdicas, como os Huskies. Os animais destas raças, ou cruzados com esses animais, apresentam sintomas mais graves e tem mais probabilidade de morrer da doença.

Quais são os sintomas da parvovirose?

Afecta o tracto intestinal e manifesta-se através de sintomas como diarreia e febre. Geralmente, os sintomas aparecem 4 a 14 dias depois do cão ser infectado. Depois de notar perda de apetite e febre, os sintomas pioram em 1 ou 2 dias.


Vai começar a notar vómitos e diarreia, incluindo diarreia com sangue, o que causa desidratação. Os sintomas progridem rapidamente e o cão deixa de ter capacidade de lutar contra as infecções.

Como se transmite o parvovírus?

Infelizmente, o parvovírus é altamente transmissível. O vírus multiplica-se no tracto intestinal dos cães, o que significa que as fezes ficam infectadas. No ambiente, o vírus é capaz de sobreviver mais de 6 meses.

Como a maioria das pessoas passeia os seus cães pela cidade e por espaços verdes, é praticamente impossível eliminar o vírus do solo sem eliminar a vegetação. Portanto, o contacto com solo infectado é a principal via de transmissão.

Dentro de casa, se tiver outro animal infectado, deve lavar o chão com lixívia.

Como prevenir a parvovirose?

A principal defesa contra o parvovírus é a vacinação. Nas primeiras semanas de vida, os cachorros podem herdar alguns anticorpos das mães, o que lhes confere alguma protecção. No entanto, quando deixam de amamentar, têm de usar as suas próprias defesas.

Qual é o tratamento da parvovirose?

Os tratamentos da parvovirose atenuam os sintomas. A primeira preocupação é combater a desidratação e a perda de electrólitos com líquidos ou soro intravenoso. Também pode ser necessário administrar um medicamente para os vómitos.

No caso do cão estar a entrar em sepse, pode ser necessário tomar antibióticos para evitar contaminar outras partes do corpo, como a medula óssea. É preciso evitar que o vírus afecte a medula a todo o custo, pois isto é o que compromete o sistema imunitário. Se o cão está a apresentar possíveis sintomas de parvovirose, como vómitos, diarreia ou perda de apetite, procure já um veterinário no Porto ou um veterinário em Lisboa com urgências abertas 24 horas por dia.


Comentários

Mensagens populares