O que é a esgana? Conheça uma doença grave que atinge os cães



A esgana é uma das doenças mais perigosas que pode afectar o seu cão. Conheça os sintomas e saiba como prevenir a doença para evitar o pior. De todas as doenças infecciosas que podem afectar o seu cão, apenas a raiva tem um mortalidade superior.

Como se transmite a esgana?

A esgana transmite-se através do contacto directo entre animais. Como é altamente contagiosa, todos os animais com esgana devem ficar isolados.

Quais são os sintomas?

A esgana afecta principalmente os pulmões, o tracto intestinal e o sistema nervoso dos animais.

Geralmente, os animais com esgana ficam com febre uma semana depois de serem contagiados. Passado duas semanas começam a apresentar sintomas mais evidentes, nomeadamente respiratórios. Pode notar corrimentos nasais e oculares, pneumonia e febre. Os sintomas gastro-intestinais são diarreia e perda de apetite.

Numa fase mais avançada da infecção, começam a surgir os sintomas no sistema nervoso. As lesões no cérebro ou na medula espinal podem manifestar-se através de ataques epilépticos, convulsões, fraqueza nos membros, paralisias (por exemplo, não mexe um lado do corpo) ou perda de coordenação.

Qual é o tratamento da esgana?

A esgana é uma infecção. Se for detectada cedo, os antibióticos podem ajudar a controlar a infecção e podem ser curados em 2-3 semanas. Se a infecção já tiver atingido o sistema nervoso, o tratamento só pode ser de suporte, para diminuir o desconforto e controlar os sintomas (convulsões, diarreia, etc). O ideal é ir a um veterinário tão cedo quanto possível. Procure aqui veterinários no Porto e veterinários em Lisboa.

O sistema imunológico do cão é que determina se vai sobreviver ou não. Infelizmente, a maioria dos cães não tem defesas para lutar contra a doença e sucumbe à infecção. Neste casos, deve ponderar eutanasiar o seu animal para lhe poupar esse sofrimento.

Como prevenir a transmissão de esgana?

Como o tratamento é difícil, a melhor prevenção é vacinação. A primeira vacina contra a esgana é às 6 semanas de vida, com um reforço às 9-10 semanas e outro às 12-14 semanas. Os cães só ganham defesas algum tempo depois do esquema vacinal estar completo.

Por isso, os cães entre os 3 e os 6 meses de idade, ainda não vacinados, continuam a ser susceptíveis à doença. Não deixe os seus cães jovens estejam em contacto com outros animais. No entanto, não precisa de se preocupar com espaços comuns (cafés, restaurantes, hotéis para animais ou alojamentos com pet sitter), uma vez que vírus morre facilmente em contacto com detergentes comuns. Basta assegurar a limpeza dos espaços para eliminar quase totalmente o risco de contágio.

Comentários

Mensagens populares