Quando esterilizar/ castrar o seu gato? Tudo o que precisa de saber



Apesar de parecer que o seu gatinho acabou de chegar a casa, os gatos atingem a sua maturidade sexual entre os 4 e os 6 meses de idade. Por isso, se tem mais do que um gato em casa, deve pensar seriamente em castrar (no caso dos gatos machos) ou esterilizar (no caso das gatas fêmeas).


O que é a castração ou esterilização?


Em ambos os casos, trata-se de uma cirurgia comum para remover os órgãos de reprodução sexual do seu gato. A castração dos gatos implica a remoção dos testículos, enquanto a esterilização das fêmeas consiste na remoção do útero e dos ovários.


Como é feita a castração dos gatos?


Antes de fazer a castração ou esterilização, deve marcar uma consulta de check-up no veterinário e fazer análises. O gato não deve comer no dia anterior à cirurgia e não deve beber no dia da cirurgia. Normalmente, os veterinários pedem que deixe o gatinho no consultório de manhã e pode ir buscá-lo no final do dia.


Procure aqui veterinários no Porto e veterinários em Lisboa e peça orçamentos para castrar ou esterilizar o seu gato.


Como a cirurgia é feita com anestesia geral, o seu gatinho não vai sentir nada. No pós-operatório, o veterinário também deve dar uma injecção para aliviar a dor. Depois, só tem de continuar o tratamento em casa com anti-inflamatório e analgésico.


Como é o pós-operatório depois da castração/ esterilização?


Como procedimento é menos invasivo para os gatos machos, normalmente só precisam de medicação durante um dia. No primeiro dia costumam ficar mais quietos e deve prestar atenção, mas quase nunca têm efeitos secundários.


Pelo contrário, as gatas costumam precisar de medicação durante três dias e têm uma recuperação mais longa. Fiquei perto da sua gata na primeira noite e, se ela deixar, faça um coletinho com uma t-shirt velha para que não lamba os pontos. Normalmente, tem de esperar 7 a 10 dias para tirar os pontos.


Comentários

Mensagens populares