Cinco coisas interessantes sobre a esterilização



Existem muitas dúvidas sobre a esterilização dos nossos animais. Por isso, decidimos reunir as melhores informações para o ajudar a saber quando e como deve proceder à esterilização do seu animal de estimação.

1. A idade certa para esterilizar

As cadelas e gatas podem ser esterilizadas a partir dos 5-6 meses, de preferência antes do 1º cio. No caso dos gatos machos, podem também ser esterilizados a partir dos 5-6 meses. Nos cães é aconselhável proceder à intervenção após atingirem a maturidade. Como a idade da maturidade varia muito de raça para raça, consulte o seu veterinário.

2. Devo esterilizar os meus animais?

Sim! A esterilização dos seus animais é muito importante por vários motivos, não só para controlar as gravidezes. Em primeiro lugar, previne doenças graves, nomeadamente alguns tumores. Em segundo lugar, pode prevenir problemas de comportamento.

3. Vantagens nos Gatos

As gatas não esterilizadas estão mais predispostas a situações como partos difíceis, quistos ováricos, infecções uterinas e tumores mamários. Além disso, podem contrair doenças que podem ser transmitidas por lambidelas ou por via sexual durante o acasalamento.

No caso dos machos, a esterilização resolve bastantes problemas “visíveis” como marcar o território e a agressividade. O macho esterilizado torna-se mais sedentário, mas também mais calmo, menos propenso a entrar em lutas ou a sair de casa.

4. Vantagens em Cadelas e Cães

A esterilização nas cadelas previne os tumores mamários, infecções no útero, tumores no ovário, bem como problemas comportamentais. Além disso, claro, também previne ninhadas e gravidezes indesejadas.

Já nos cães, diminui o risco de hiperplasia benigna de próstata, tumores testiculares e tumores das glândulas perianais. Ajuda também em problemas comportamentais como a agressividade e, nos animais idosos, ajuda a controlar e estabilizar a diabetes mellitus. A esterilização também demonstra eficácia também em comportamentos de marcação de território e fugas de casa.

5. A esterilização leva ao excesso de peso?

No caso dos cães, o risco de obesidade após a esterilização aumenta 2 vezes em relação aos outros cães. No caso do gato aumenta cerca de 3 vezes. A alteração hormonal que ocorre com a esterilização leva a que o animal seja menos activo e isso deve ser contrariado. No entanto, uma alimentação saudável ajuda sempre a manter o peso equilibrado.


Dado isto, certifique-se de tirar todas as dúvidas junto do seu veterinário antes de proceder à esterilização.

Comentários

Mensagens populares