O peso ideal para um cão?




Obviamente, não há um peso ideal para todos os cães. O peso ideal do seu cão depende muito do porte, sexo, idade e da raça. No entanto, há alguns indicadores que pode seguir para perceber se o seu cão está magro ou obeso.


Um cão está muito magro se tiver menos de 5% de gordura corporal. Nesse caso, o cão vai ter as costelas muito visíveis. Também consegue discernir a cintura e os quadris.


Um cão magro terá entre 5 a 15% de gordura corporal. Os ossos não estão tão “saídos” como no caso anterior, mas parece que há pouco tecido entre a pele e os ossos, que são facilmente visíveis quando caminho ou se põe em pé.


Para estar no seu peso ideal, o cão deve ter entre 16 a 25% de gordura corporal. Os ossos não devem ser imediatamente visíveis, mas deve conseguir discernir a cintura conforme se move.


Num cão com sobrepeso – entre 26 a 35% de gordura corporal – é difícil sentir as costelas, que estão tapadas pela gordura corporal. Se tiver uma tabela para a raça do seu cão, considere o sobrepeso 10 a 20% mais do que o seu peso ideal.


Acima deste valor, os cães são considerados obesos. O gordura é visível por todo o corpo, incluindo à volta do pescoço e na barriga, que parece “descair” à medida que o animal se movimento. Visto de cima, também não consegue perceber onde está a cintura.


Tanto o sobrepeso como a obesidade aumentam o risco de doenças cardiovasculares nos animais. Por isso, procure um treino para animais e ajude o seu cão a tornar-se mais saudável.


Consulte aqui algumas tabelas para perceber o peso ideal do seu cão consoante o seu peso, raça e idade.

Comentários

Mensagens populares