Fazer ou não a tosquia do cão, eis a questão



Para quem tem animais, a chegada do tempo quente nunca é uma boa notícia. Os nossos patudos dizem adeus ao “casaquinho de Inverno”, com pêlos mais longos, e dizem olá a uma pelagem mais curta e clara. Isso significa que a casa fica invariavelmente cheia de pêlos, o que impõe a questão: devo ou não tosquiar o meu cão?


Os primeiros dias de Maio viram os termómetros a bater nos 30ºC. Se faz parte da grande maioria dos Portugueses, estava em casa de quarentena e, se tem um cão, provavelmente também estava a limpar pêlos. Os pêlos ficam por todo o lado: sofá, roupa de cama, cozinha, tapetes, dentro da máquina de lavar e até nos sítios mais insuspeitos, como aquele tabuleiro de ir ao forno que usou há duas semanas e que (sabe-se lá como) voltou a aparecer com um pelito de cão.


Para quem tem cães de pêlo longo, uma das melhores soluções para evitar este problema – e também para deixar o seu patudo mais confortável – é tosquiar o pêlo do cão. A tosquia não magoa os animais e, desde que se limite a aparar os pêlos (e não a rapar), não tem qualquer inconveniente. Desde que o seu melhor amigo reaja bem a visitar um tosquiador numa loja para animais, não há motivos para temer.


Como serão feitas as tosquias para animais durante o COVID-19?

Mas não vivemos em tempos fáceis. Hoje, todo o tipo de serviços se complica devido ao COVID-19. Felizmente, e apesar de se conhecerem casos de gatos infectados com COVID-19 (infectados pelos donos), os cães não parecem ser contagiados com facilidade. Não são conhecidos casos em que alguém tenha infectado um cão, que por sua vez infectou o seu dono. Por isso, os banhos e as tosquias para animais decorrem sem problemas – embora o mais provável que o tosquiador e os funcionários da loja usem máscaras e viseiras para o atender.


O que deve acautelar é, isso sim, a limpeza das patinhas. Sempre que leva o seu cão à rua, deve limpar as patinhas do seu cão com água e sabão ou com toalhitas para animais. Lembre-se que, se não leva os seus sapatos para dentro de casa, também não faz sentido deixar que o seu cão espalhe impurezas e vírus por todos os compartimentos por onde anda.

Comentários

Mensagens populares