Como ensinar o seu cão a sentar, deitar e dar a pata numa tarde



Quase todos os donos gostam de ensinar truques ao seu cão: “senta!” ou “deita!” ou “dá a pata!”. O truque para ensinar truques aos cães é dar um reforço positivo (guloseimas, festinhas) cada vez que fazem o que queremos. E a mesma mecânica funciona para comportamentos negativos: nunca dê um brinde ao seu cão depois de se “portal mal”. Aprenda a ensinar o seu cão a sentar, deitar e dar pata numa tarde!

Como ensinar o seu cão a sentar

Mantenha o cão parado à sua frente e mostre-lhe que tem um doce na mão. Deixe a mão ligeiramente acima da cabeça do cão e diga “senta”. Como o cão quer chegar ao doce, levanta a cabeça e desce a parte traseira, quase como se fosse ficar sentado. Espere até estar sentado para lhe dar o doce. É possível ensinar o cão a sentar numa tarde, mas é conveniente repetir durante vários dias seguidos para que memorize.

Como ensinar o seu cão a deitar

Para ensinar o seu cão a deitar, precisa de lhe ensinar primeiro a sentar-se. Quando estiver sentado, mostre-lhe que tem um doce. Vá baixando a sua mão até estar cada vez mais próxima do cão e diga “deita!”. O cão vai seguir a movimento da sua mão até chegar ao chão e, eventualmente, ficará deitado. Assim que se deitar, dê-lhe o doce! Repita várias vezes: lembre-se que a memorização depende da repetição.

Como ensinar o seu cão a dar a pata

Alguns cães nunca chegaram a estar confortáveis o suficiente com o dono para lhes darem a pata. Ainda assim, não custa tentar! Sente o seu cão, mas desta vez desça ao mesmo nível para lhe mostrar que tem uma guloseima. Feche a mão. O cão vai tentar usar as patas da frente para chegar ao doce. Quando tocar na mão, abra e deixe-o comer.


Tem um cão desobediente e indisciplinado? Procure aulas privadas para cães. Com alguns treinos, verá como aqueles comportamentos que nunca conseguiu controlar começam a mudar!

Comentários

Mensagens populares