Como ensinar as crianças a cuidar do seu cão?




Muitas crianças pedem para ter um cão. Talvez os seus filhos tenham pedido o mesmo! Mas depois, acabam por ser os pais a limpar o chichi, a levar o cão a passear e a tratar de tudo o que não são “brincadeiras”. Então, como ensinar as crianças a cuidar dos seus animais de estimação?


1. Dar comida ao cão


Evidentemente, uma criança não vai levar o cão a passear sem a companhia de um adulto. Mas há outras tarefas que podem fazer, como pôr ração e água fresca todos os dias ao cão.


2. Limpar as tigelas


E já que falamos em pôr comida, porque não limpar as tigelas também? Os cães e os gatos também têm direito a comer de tigelas limpas, por isso é mais uma tarefa que pode delegar às crianças.


3. Ensine-o a respeitar a vontade do cão


Há crianças que vêem os animais de estimação como um “brinquedo” que podem usar quando querem. Por isso, mesmo que o cão esteja a dormir e a descansar, vão acordá-lo para andar a brincar. Ensine os seus filhos a não acordarem os animais quando estão a descansar!


4. Deixe as crianças levar a trela


Se já tiver filhos um bocadinho mais crescidos, pode deixar que sejam eles a conduzir o passeio. Assim, também eles prestam atenção à estrada e aos carros, em vez de esperar sempre pelo o que adulto acompanhante diz.


5. Dar banho


Se o seu cão é meigo e aceita tomar banho, deixe que os seus filhos ajudem durante o banho! É mais uma actividade de que podem fazer parte e lhes incute mais responsabilidade.

Mas atenção, porque todas estas dicas partem do pressuposto que o seu cão é sociável e não agressivo. Se está a ter dificuldade em socializar o seu cão e está na zona Norte, procure um treinador de cães em Braga ou um treinador de cães no Porto.

Comentários

Mensagens populares