Tosse Canina: O que pode ser?


O seu cão está a tossir? Embora a tosse nem sempre pareça grave, a tosse canina pode ser um sintoma de um problema grave. Procure um veterinário o mais rápido possível para ter a certeza do diagnóstico e atacar o problema numa fase precoce.


Enquanto não encontra um veterinário, tente perceber as possíveis causas para cada tipo de tosse canina: tosse seca, tosse húmida, 'engasgos' e alteração no tom de voz.

Tosse seca

Normalmente, a tosse seca está associada a doenças contagiosas. Nesses casos, costuma estar associada a outros sintomas, como febre e espirros. Se o seu cão apresentar estes três sintomas, precisa de ir a um veterinário fazer análises e encontrar o antibiótico certo para curar infecção do seu cão.

Tosse húmida

A tosse húmida, acompanhada de expectoração e excreções de sangue, quase sempre é um sinal de um problema respiratório grave, como pneumonia. Além da tosse, a pneumonia pode causar outros sintomas, como alteração no ritmo cardíaco. O tratamento é possível com antibióticos, mas é provável que o seu cão precise de ficar internado para ter tratamento médico constante e suporte respiratório.

Engasgo/ Tosse profunda

Se o seu cão parece ‘engasgado’ quando tosse, é porque tem as vias respiratórias bloqueadas. Está situação constitui uma emergência e deve procurar uma clínica médica com urgências 24 horas perto de si.

Alteração no tom de voz

Se a voz do seu cão se alterou de repente e faz um guincho agudo quando tosse, provavelmente há uma obstrução na traqueia. O problema não se resolve sozinho e precisa de consultar um veterinário.


Quando vai de férias, procure um hotel para cães na Fixando para ter a certeza que o seu patudo tem acesso aos melhores cuidados mesmo enquanto está fora. Os hotéis para cães têm veterinários que podem fazer o diagnóstico, administrar a medicação e cuidar da saúde dos seus patudos enquanto está longe.



Comentários

Mensagens populares