O que fazer se o seu cão estiver a sangrar pelo nariz?



Encontrar o seu cão a sangrar do nariz é assustador, mas não é sinónimo de um problema de saúde grave. O sangramento no nariz pode ter várias causas e nem todas precisam da atenção de um veterinário. Veja aqui as quatro principais causas pelas quais os cães sangram pelo nariz:

Parasitas

Sabia que os parasitas podem fazer com que o seu cão sangre do nariz? É verdade. A situação que exige mais cuidados é a febre da carraça, que pode causar sangramentos em vários locais. Além disso, as carraças também são perigosas para os tutores! Deve complementar o tratamento com uma desparasitação completa.

Feridas e Traumatismos

Tal como os humanos, os cães podem sangrar devido a feridas e traumatismos. Mesmo que não o tenha visto, o seu cão pode ter batido contra um móvel, ter-se envolvido numa luta com outros animais, etc. Neste caso, o sangramento deve parar sozinho em pouco tempo. Fique de olho atento e ajude o seu patudo a limpar-se.

Inflamação respiratória

Por vezes, as infecções respiratórias podem levar a sangramentos no nariz. Este tipo de inflamações precisa de tratamento com um anti-inflamatório, cortisona ou com um antibiótico (se a cultura de bactérias for positiva). Para ter um diagnóstico conclusivo, precisa de levar o seu cão a um veterinário.

Tumores

Os tumores nasais e orais são outra razão pela qual os cães sangram do nariz. Infelizmente, muitas vezes não é possível curar ou operar o animal, mas pode ser possível atrasar a progressão da doença com quimioterapia. No entanto, se for o caso, é provável que o seu cão apresente outros sintomas, como perda de peso, tonturas, cansaço e dor.


Temos a certeza que quer o melhor para o seu cão. Se o seu cão está doente, procure treinadores de cães em Lisboa para criar uma nova rotina e, se vai de viagem, deixe-o num hotel para cães com cuidados médicos permanentes.

Comentários

Mensagens populares