Qual a idade certa para treinar um cão?




Quase todos as pessoas acham que é mais fácil treinar um cão jovem. Mas será que só é possível treinar um cão quando ainda não chegou à idade adulta?


Claro que não. A prova disso mesmo é que cães que foram abandonados se habituam a novos nomes, novas casas e as novos comandos. Qualquer cão pode aprender coisas novas, desde que tenha paciência e disponibilidade para o treinar. E, mesmo que não tenha, procurar um treino de cães em Lisboa para educar o seu patudo.


No entanto, é verdade que, geralmente, é mais fácil treinar os cachorros. Quando um cão ainda é jovem, tem mais capacidade de absorver informação e ainda tem pouca coordenação motora, pelo que acaba por criar uma memória muscular. O mais provável é que ganhe hábitos que vai manter para o resto da vida. Agora, precisamos de ter em atenção que nem todos os cães crescem ao mesmo ritmo.


Alguns cães de pequeno porte só são “jovens” entre 9 meses a um ano, enquanto os cães de grande porte só são considerados adultos após 2 anos. Portanto, dizer a idade certa para treinar o seu cão varia consoante a raça, embora o ideal seja até aos dois anos. Leia mais aqui sobre como funciona o tempo de vida dos cães.


Depois dos dois anos, como dissemos, continua a ser possível educar o seu cão ou mudar o seu comportamento. No entanto, pode exigir mais esforço ou a ajuda de um profissional: depende da raça do animal, dos seus hábitos anteriores e, claro, do seu próprio feitio. Tal como as pessoas, os cães não são todos iguais! Se está a pensar adoptar um cão adulto, não desista simplesmente porque acha que vai ser mais difícil de educar.

Comentários

Mensagens populares