Como fazer com que o meu cão obedeça?




Quer que o seu cão obedeça às suas ordens? Siga estas quatro regras para que o seu cão obedeça aos seus comandos:


Reforço positivo, sempre

A melhor forma de treinar um cão é usar uma mecânica de reforços positivos e negativos. Quando está a tentar ensinar um truque ao seu cão, dê-lhe um snack, um brinquedo ou festinhas (um “reforço positivo”, de acordo com os gostos do cão) quando cumpre o objectivo. Se o cão não fizer o que pretende (deitar-se, ir buscar a bola, etc), deixe-o sem snack.

Contrate um treinador para cães

Educar um cão ou um gato não é tão fácil assim. Mesmo usando reforços positivos, e seguindo todos os conselhos que lê em blogues, pode não conseguir que o seu cão faça aquilo que quer. Nesse caso, procure uma ajuda profissional. Encontre uma escola de treinos para cães (geralmente uma creche para cães) ou um treinador de animais perto de si e veja as mudanças.

Mais feedback positivo

O reforço positivo não se aplica apenas durante as sessões de treino. Se o seu cão faz alguma coisa bem (por exemplo, vai fazer chichi no sítio certo sozinho, aproxima-se para pedir atenção, etc), dê-lhe esse feedback positivo. Mais uma vez, o feedback positivo pode ser brincar com ele, dar-lhe comida, um snack, etc.

Tenha paciência e não desista

Tenha paciência e não desista! Treinar um cão pode ser uma tarefa frustrante e pode haver progressos e retrocessos, especialmente se adoptou um cão com algum tipo de trauma. O importante é ter paciência e não forçar o seu cão a fazer algo que não quer, porque isso vai gerar mais medo e mais comportamentos desviantes. Nunca use a violência!

Comentários

Mensagens populares