Como dar banho ao meu cão? 5 Dicas




Ao contrário dos gatos, que se limpam sozinhos, os cães não são conhecidos pela sua higiene. Por isso, há vários cuidados de higiene que deve ter com os seus cães: dar banho, fazer a tosquia, escovar o pêlo e limpar bem as patinhas depois do passeio. Mas se não sabe como dar banho, deixamos aqui 4 dicas para dar banho ao seu cão:


1. Relaxe o seu cão antes do banho


É muito importante que o seu cão esteja relaxado antes de tomar banho. Pode dar banho depois de um passeio, para que já não tenha tanta energia, ou depois de brincar. Faça-lhe algumas festas e leve-o calmamente para o compartimento onde o vai lavar.


2. Use água morna ou água quente


Gosta de tomar banho de água fria? O seu cão também não. Por isso, use água quente-morna ou água quente para dar banho ao seu cão. Experimente primeiro a temperatura da água no seu pulso e vá molhando o seu cão aos poucos, para perceber se está confortável com a temperatura.


3. Use um shampoo apropriado


Não tente usar o seu gel de banho ou um shampoo para humanos! Como o shampoo vai alterar o cheiro do animal, é melhor usar um produto especialmente para animais. Se o objectivo é tosquiar o seu cão, é melhor procurar onde dar banho e tosquia ao meu cão para fazer as duas coisas de uma só vez.


(Está a pergunta-se “quanto custa fazer a tosquia ao meu cão?” com medo que seja caro? Clique no link que deixei acima e terá uma boa surpresa!)


4. Não o deixe escorregar


Quando as patinhas começam a ficar molhadas, o seu cão pode escorregar facilmente. Por isso, use um tapete de borracha que ajude o seu cão a não escorregar. Se vai dar banho ao seu cão no jardim, é preferível que seja numa área com relva ou cimento (em vez de pedra ou tijoleira).


5. Seque com cuidado!


Há muitos cães que até gostam de tomar banho, mas há menos cães que gostem de fazer o brushing e secar! Comece por secar as patinhas com uma toalha e depois seque o resto do pêlo. É muito importante absorver a humidade com a toalha e só depois usar o secador.

Comentários

Mensagens populares