Que cuidados de higiene deve ter com o seu cão?



Para nós, tomar banho, lavar os dentes e pentear o cabelo são cuidados diários. Mas se a nossa higiene pessoal é sagrada, porque nem sempre temos o mesmo cuidado com os nossos cães? Hoje vamos explorar os cuidados de higiene que devemos ter com os nossos melhores amigos de quatro patas para que se sintam mais confortáveis!


Banho para cães


Enquanto os gatos tentam lamber-se e lavar-se todos os dias, os cães não têm o mesmo cuidado. Por isso, esta tarefa cabe-nos a nós. O banho serve principalmente para manter o pêlo limpo, cuidar da pele e controlar odores. Quanto à frequência, muda com a raça, o tipo de pêlo e as actividades diárias do animal. Um cão de pêlo curto não deve tomar banho mais de 1 vez por mês (no Inverno), mas os de pêlo longo podem tomar banho com mais frequência. 


Tosquiar o seu cão


As tosquias são um tema polémico, apesar de surgirem cada vez mais petshops para tosquias e banhos. Rapar o pêlo do cão expõe a pele e pode causar problemas de saúde, por isso a tosquia deve servir apenas para aparar o pêlo. Nunca deve chegar ao subpêlo! No entanto, as tosquias são absolutamente recomendadas para cães de pêlo longo durante o Verão, para prevenir pulgas e oferecer mais conforto durante os meses quentes.





Escovagem do pêlo


Todos os cães podem ser escovadas, independentemente da raça ou do tipo de pelo. A escovagem serve para desfazer os nós que se vão formando e retirar os pêlos que vão caindo. De certeza que, ao eliminar os pêlos antigos, vai notar um pêlo mais saudável e lustroso no seu cão. Também vai reparar - provavelmente - que o seu cão suja menos as casa e os lugares por onde passa quando o escova com frequência.


Alimentação


Mas então este não era um artigo sobre… higiene? Sim, e é. Mas alimentação do seu cão tem efeitos sobre a saúde do seu cão. É importante encontrar a ração certa para o tamanho, peso e raça do seu animal de estimação. Se possível, opte por uma alimentação natural (à base de vegetais e miúdos) e veja como o pêlo e as secreções do seu cão melhoram. Outros problemas, como a obesidade ou os problemas de digestão, também ficam mais fáceis de controlar.

Comentários

Mensagens populares