Quando devo esterilizar o meu cão?


De certeza que já ouviu falar na esterilização de animais, nomeadamente na esterilização de cães e na esterilização de gatos. Mas quando deve esterilizar o seu cão?


A esterilização é um procedimento cirúrgico através do qual se removem as gónadas. Também é conhecida como “castração” (no caso dos machos) ou “laqueação” (no caso das fêmeas). Como implica a ablação dos testículos, o cão deixa de fabricar esperma, e portanto torna-se inféril. Mas isso também significa que este procedimento é irreversível e, portanto, deve ser uma decisão bem ponderada.


A castração de animais também tem várias vantagens. Entre outras coisas, torna os machos menos competitivos por território, o que diminui a probabilidade de se envolverem em lutas. Por sua vez, isto aumenta a esperança média de vida do seu cão.


No que toca à convivência, a castração evita que os cães tentem marcar território e façam chichi por toda a casa. Além disso, os cães castrados têm menor probabilidade de fugir, de ter comportamentos agressivos com outros animais, crianças e até mesmo desconhecidos.


Se tem fêmeas em casa, castrar os seus animais é a única forma de prevenir ninhadas indesejadas e doenças sexualmente transmissíveis. Embora haja outros anticoncepcionais, nenhum tem uma taxa de sucesso de 100% – nem previne as doenças sexualmente transmissíveis.


Precisa de ter algum cuidado depois da esterilização? Felizmente, a esterilização dos machos é um procedimento simples e com poucas complicações. O seu cão vai ficar incomodado no primeiro dia, mas vai retomar a vida normal pouco tempo depois. A única coisa que muda é o metabolismo do seu cão, pelo que deve procurar alimentação para animais esterilizados.
 
Se tem mais dúvidas sobre a esterilização de animais, ou se está a pensar esterilizar o seu cão, procure veterinários no Porto ou veterinários em Lisboa.


Comentários

Mensagens populares