O que é a larva do pinheiro e como pode afectar o meu animal?



A larva do pinheiro é uma lagarta do pinheiro em desenvolvimento. É também conhecida como “processionária” ou “bicho do pinheiro”. Trata-se de uma praga endémica em Portugal que ataca fatalmente os nossos pinheiros e cedros, mas também tem consequências para os humanos e para os animais que tenham o azar de entrar em contacto com as lagartas.


Antes de mais, aprenda a reconhecer uma lagarta do pinheiro.


A lagarta processionária ganhou o seu nome graças à forma como se deslocam no pinheiro. Movem-se em procissão das árvores para o solo, onde se enterram para iniciarem a fase de pupa. Um ano depois, atingem a idade adulta, movem-se para as copas dos pinheiros.


Segundo o INEM: “As lagartas têm o corpo dividido em pequenos segmentos, cada um dos quais com milhares de pêlos urticantes de coloração alaranjada que se vão libertando e espalhando pelo ar à medida que a lagarta se desloca.”


São estes pêlos que podem facilmente entrar em contacto com um humano ou com um animal de estimação. Os cães, exploradores e curiosos, poderão facilmente dar de caras com uma destas procissões e sofrer uma reacção alérgica. Se isto acontecer, poderá tratar-se de uma emergência veterinária. Os sinais de contacto e potenciais efeitos da lagarta do pinheiro no seu animal serão:

  • Reação urticária: muita comichão, ardor, pele vermelha e inchaço. Estas lesões na pele podem ser acompanhadas de vesículas.
  • Irritação nos olhos: parece uma conjuntivite com os olhos avermelhados, comichão e inchaço.
  • Inalar os pêlos do bicho do pinheiro pode desencadear tosse e dificuldade respiratória.

Qual é o tratamento para a alergia à processionária?


Ainda não existe um antídoto para a intoxicação pela lagarta do pinheiro e o melhor que tem a fazer é prevenir:

  • As épocas de maior movimentos são outono e primavera
  • Evite passear o seu cão junto a pinheiros
  • Se tem um jardim, aplique iscos ou inseticida para a lagarta

Se o seu animal de estimação teve contacto com a processionária, procure um veterinário no porto ou um veterinário em lisboa imediatamente. Entretanto, remova os pêlos urticantes (com luvas e uma pinça ou fita cola, por exemplo) e lave a zona afetada com água abundante.


Comentários

Mensagens populares