Como passear o meu cão com a trela?




Se tem um cão, precisa de o levar a passear todos os dias. Mas, para passear em segurança, tem de aprender como passear o seu cão com a trela. A trela evita que o seu cão fuja para a estrada, por exemplo, ou que se afaste de si. O problema é que as trelas também podem magoar o seu melhor amigo de quatro patas!


A maioria dos veterinários recomenda um colete peitoral em vez da trela, mas nada como procurar um veterinário no Porto ou um veterinário em Lisboa para o aconselhar. Entretanto, veja algumas dicas sobre como passar o seu cão com a trela sem o magoar:


Habitue o seu cão à trela


Se é o seu cão ainda é um cachorro, perfeito. Se já é um cão adulto, habitue-o a colocar a trela assim que o adoptar. É recomendável que a trela tenha um comprimento ajustável para o cão não sentir que está “preso” e que tem um limite de movimento.


No entanto, se o seu cão é muito indisciplinado, vai tentar puxar a trela constantemente. Nesse caso, pode acabar por se magoar no pescoço. Se esse é o feitio do seu cão, é preferível comprar uma trela com um comprimento fixo e habituá-lo a caminhar sempre lado a lado. Assim, mesmo que mude para outra trela ou para um colete, o mais provável é que já não a puxe.


Comece com pequenos passeios


Como passear com o seu cão com a trela? Não o leve para uma esplanada na praia para estar horas junto à trela! Comece com pequenos passeios numa zona familiar, próxima de casa. Quando o seu cão deixar de puxar a trela, dê-lhe um biscoito ou faça festinhas, porque vai gerar um reforço positivo. Pelo contrário, se continuar a puxar, use um reforço negativo – mande-o sentir ou parar, por exemplo.


Um exercício que pode usar para o seu cão aprender respeitar a trela é ir mudando a direcção do passeio. Assim, o cão entende que é o dono quem está a direccionar o caminho.

Comentários

Mensagens populares