Posso levar o meu cão para a praia?




É uma imagem que vemos em muitos filmes, mas que não é muito comum em Portugal. Afinal, pode levar o seu cão para a praia?


Em Portugal, nem todas as praias aceitam cães. Pode consultar a lista de praias que aceitam cães em Portugal aqui. A lista está organizada por regiões e pode ver a localização da praia no Google Maps para se orientar melhor quando for passear com o seu patudo.


O site da Aquapolis tem também uma lista de praias fluviais e barragens que aceitam animais.

Mas porque é que os cães não podem ir à praia?

Nas praias concessionadas, não é permitido a entrada de cães. No entanto, o concessionário tem liberdade para aceitar animais, o que significa que há algumas praias concessionadas que aceitam cães. Convém sempre verificar a lista de praias que aceitam cães ou procurar informação online.


As praias não concessionadas são geridas pelas Câmaras Municipais. Nestas praias, é comum poder levar o seu cão durante todo o ano. Contudo, se houver algum sinal à entrada da praia que proíba a entrada de animais, sujeita-se a pagar uma multa. Portanto, tal como nas praias concessionadas, o melhor é confirmar sempre antes.


Nas praias que aceitam cães, há várias regras a cumprir. O cão deve estar sempre preso por uma trela, usar açaime se for de grande parte e/ou de uma raça perigosa, e os donos devem responsabilizar-se por limpar todos os dejetos. É possível que haja mais indicações ou sinalizações quanto às regras a cumprir na própria praia.


A excepção a estas regras são, evidentemente, os cães guia e os cães de serviço. Os cães guia e os cães de serviço podem ser aceites em qualquer praia. 

Se vai de férias para uma praia que não aceita animais, procure um serviço de dog sitting ou de cat sitting perto de si. Deixe o seu melhor amigo num ambiente que lhe é familiar e vá de férias descansado!


Comentários

Mensagens populares