Truques úteis e espectaculares para ensinar ao seu cão


A maioria das pessoas que tem cães gosta de lhe ensinar alguns truques. Já aqui vimos como ensinar a sentar, a deitar e a dar a mão, mas há truques ainda mais úteis para o dia o dia. Ensinar os truques certos pode fazer com que consiga passear o seu cão sem trela, por exemplo. Estes são apenas mais alguns truques que pode ensinar ao seu cão e como!




Ensinar o seu cão a reconhecer o seu nome.

Ensinar o seu cão a reconhecer o seu nome é dos melhores truques que lhe pode ensinar. Isso significa que o cão vem até si quando é chamado - o que é útil tanto durante os passeios, como quando o tem de apresentar a desconhecidos. Chame o seu cão pelo nome e, quando ele chega até si, ofereça-lhe um reforço positivo (festas, uma guloseima, etc.). Algumas pessoas preferem usar apitos ao nome do cão, mas os apitos podem causar desconforto aos animais mais sensíveis. 




Ensinar a distinguir a esquerda da direita.

Ensinar o seu cão a distinguir a esquerda da direita pode ser muito útil para passear sem trela ou para o afastar do perigo e de outros animais. Para ensinar este truque, precisa de tempo e paciência. Coloque o cão no meio de duas cadeiras. Quando disser “esquerda” e ele tocar na cadeira da esquerda, recompense-o com uma guloseima. Depois, faça o mesmo com a “direita”. Aos poucos vá trocando de indicações até ele associar as palavras esquerda e direita com os lados correctos. 




Encontrar um objecto.

Talvez um dos comandos mais difíceis. É normal que os cães procurem coisas - daí jogar com discos e dizer “busca!” ser um jogo tão popular. Mas também pode treinar o seu cão para procurar objectos que perde frequentemente (como as chaves do carro, a carteira ou um boné). Primeiro, é preciso que este objectos tenham um cheiro forte e que o cão identifique. Depois, esconda-os enquanto alguém segura no seu cão. Quando o soltar, dê-lhe uma recompensa à medida que se vai aproximando da localização certa. À medida que o tempo vai passando, vá aumentando a dificulda


Comentários

Mensagens populares