Plano de vacinação: quais são as vacinas mais importantes para os cães?




Adoptar um animal vem com as suas obrigações. Se está a pensar adoptar um cachorro, então deve ter em consideração os cuidados veterinários e a vacinação do seu cão. De um modo geral, a vacinação dos cães é feita no primeiro ano de vida, mas há vacinas que deve reforçar ao longo da vida. Fique a conhecer melhor o plano de vacinação previsto para cães em Portugal:

6 a 8 semanas

A primeira vacina deve ser dada entre as primeiras 6 a 8 semanas de vida. É a vacinação contra o Parvovirus (sim, leu bem).

2 a 3 meses


Depois da primeira vacina, deve dar o reforço 3 a 4 semanas depois. Na mesma altura, dão-se as vacinas contra a Esgana, a Leptospirose, a Parainfluenza e a vacina polivalente/ trivalente. A vacina polivalente mais comum é a trivalente, que inclui a cinomose canina, a hepatite infecciosa canina e leptospirose. Alguns veterinários incluem também a vacina do cornovirus.

4 a 5 meses

Um mês depois dessas vacinas, é preciso dar um reforço. Estes vírus estão entre as doenças mais comuns que afectam os nossos cães, e algumas podem ser fatais sem a vacinação. É no fim destes reforços que completamos a primovacinação.

6 meses: vacina contra a raiva

A vacina contra a raiva é a única que é obrigatória por lei. Todos os cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva e essa informação deve constar no passaporte do animal, caso deseje viajar com o seu melhor amigo de quatro patas. Alguns países exigem até uma análise que comprove a presença de anticorpos contra a raiva.

A partir do primeiro ano de vida

Reforço das vacinas contra o parvovirose, a hepatite canina, a esgana e a leptospirose. A vacina da raiva deve ser reforçada cada 1-3 anos, de acordo com a indicação do veterinário e do laboratório.

O seu médico veterinário é a pessoa mais indicada para lhe dizer como seguir o plano de vacinação nacional para cães. O médico saberá melhor qual é a melhor altura para vacinar o seu novo amigo, quando e como reforçar cada vacina.



Comentários

Mensagens populares