Alimentos perigosos para o seu cão

Os cães adoram chocolate, mas este, em determinadas doses, é fatal (o mesmo pode acontecer aos gatos e aos cavalos). O chocolate contém teobromina, um estimulante quimico em conjunto com a cafeína e a teofilina. Os cães não tem a capacidade de metabolizar a teobromina com eficiência. Este quimico pode permanecer na corrente sanguínea durante 20 horas, horas essas em que os cães podem sentir batimento acelerado do coração, alucinações, diarreia, ataques epiléticos e cardíacos e possívelmente a morte.

30 gramas de chocolate por cada quilo do corpo do animal já é uma dose venenosa.
No caso de o seu animal ingerir acidentalmente chocolate, contacte o veterinário imediatamente para que o veneno seja controlado. Uma das primeiras medidas a tomar é provocar o vómito, caso a ingestão tenha sido á menos de duas horas.

Uvas e passas causam falhas renais. O mecanismo que o provoca não é conhecido, mas sabe-se que há raças cujas uvas podem ser fatais, e raças que já comeram várias e não houve efeitos indesejáveis.

As cebolas causam anemia hemolitica nos cães e nos gatos. O tiosulfato não é afectado ao cozinhar. Alguns bebés já morreram ao estarem expostos a algumas quantidades de cebola.

Algumas avelãs podem causar tremores e hipertermia, para além de dores abdominais.

O alcool é tão trágico para os cães como para os seres humanos. Para além disso, a planta usada no fabrico das cervejas, causa hipertermia fatal nos cães.

Tal como os seres humanos, os cães podem ter certas alergias a determinados alimentos.

Comentários

o_cao_que_morde disse…
Obrigado pelas dicas
Obrigado mesmo
Anónimo disse…
Parabéns http://agility-srd.blogspot.com/
Fixe.com disse…
Esperemos que as dicas sejam úteis e que quem sai a aganhar seja o cão!

Mensagens populares