O que é Pet Sitting? Como funciona?

 


Se vai se férias, é normal que esteja à procura de um sítio para deixar os seus animais de estimação. Muitas pessoas deixam os animais em clínicas veterinárias que também se apresentam como “hotéis para cães”, especialmente em sítios pequenos que não tem hotéis para cães que funcionam como hotéis. A título de exemplo, podem procurar aqui um hotel para cães em Castelo Branco e vão ver que têm poucas opções. 


No entanto, há uma alternativa aos hotéis para cães que vos quero apresentar: o pet sitting. Se procurarem pet sitting em Castelo Branco, com certeza que vos irão aparecer mais opções, mesmo durante a época alta. Mas o que é isto do pet sitting? Qual é a diferença entre o pet sitting é um hotel para cães? Como é que funciona o pet sitting? Como é sabe se pode confiar no pet sitter? Uma pergunta de cada vez.




O que é o pet sitting?


No hotel para cães, tem de deixar o seu cão ou o seu gato num hotel ou numa clínica veterinária. No entanto, como muitos donos de gatos sabem, esta experiência pode ser traumática. Com o  pet sitting, o seu animal de estimação fica em sua casa — como se fosse um babysitting, mas para patudos. O pet sitter vai a sua casa uma vez por dia para passear o seu cão, pôr água fresca, dar comida, festinhas e atenção. 


O pet sitting faz sentido para cães?


A vantagem do pet sitting é que não tem de tirar o seu animal de estimação do ambiente onde se sentem seguros, por isso é ideal para os gatos (que nunca reagem bem a mudanças de ambiente). No entanto, o pet sitting também é uma boa opção para animais com problemas de saúde, sobretudo cães mais idosos ou que não se dão bem com outros cães (o que também pode acontecer!).


No caso de ter um animal de estimação que necessita de cuidados especiais, pode combinar com o pet sitter mais do que uma visita por dia. Eu já o fiz por causa da minha gata velhota, que tinha de tomar um anti-epiléptico duas vezes por dia. Para mim foi muito melhor deixá-la em casa, num ambiente seguro que não lhe ia provocar ataques, é mesmo assim garantir que estava a tomar a medicação direitinha. 



O pet sitter envia fotos e vídeos do meu cão ou gato? 


Sempre que contratei uma pet sitter, enviou-me mensagens e fotos por WhatsApp cada vez que iam lá a casa. Por isso, tinha sempre a certeza que estava tudo bem e que os nossos partidos estavam a ter um comportamento normal. Da única vez que deixei a minha gata no veterinário (em regime de “hotel”) só me deram notícias por telefone e nunca fiquei tão convencida. Além disso, era difícil perceber se estava assustada por estar no hotel ou não. 


Quanto custa um serviço de pet sitting? 


Ora bem, a nossa pet sitter faz um preço amigável que fica mais barato do que o hotel para animais da clínica veterinária. Mas claro que tudo depende daquilo que pretendem. O preço do pet  sitting depende do número de animais (nós temos a sorte que a nossa pet sitter leva o mesmo por 1 ou 2 animais, já que tem de fazer a deslocação na mesma), do tempo da visita e da necessidade de passear os cães ou não. 


Por isso, a minha recomendação é procurar orçamentos de pet sitters na Fixando e comparar os preços na vossa zona (deixei acima os links para encontrar hóteis para cães e pet sitters em Castelo Branco). De lembrar que nesta altura do ano muitos pet sitters já têm a agência cheia, por isso podem cobrar taxas de urgência ou preços mais altos. Aprendam comigo: quanto mais cedo reservarem, melhor! 


Como sei que posso confiar no pet sitter?


Quando digo que vou de férias e deixo os meus animais com uma pet sitter, toda a gente me pergunta como é que me sinto segura. Não tens medo que te roube? Que leve estranhos para tua casa? Não. Conheço esta pet sitter há anos, é uma pessoa honesta assim como nós, e sei que tem tanto trabalho que depois da minha casa vai a correr para a seguinte. Não é diferente de deixar a chave de casa a uma empresa de limpeza, por exemplo.


Se têm receio de contratar um pet sitter, comecem por pedir recomendações a amigos, conhecidos, veterinários e associações. Algumas associações recomendam pet sitters e até têm descontos! Se ninguém vos recomendar ninguém (o que duvido), ou não encontrarem ninguém com disponibilidade, procurem online. Na Fixando, que já mencionei acima, podem ler as avaliações de clientes anteriores. 


Comentários

Mensagens populares