Como Proteger o Seu Cão em Dias de Calor

Os dias quentes de Verão podem ser particularmente difíceis para os nossos amigos de quatro patas. Os cães são vulneráveis ao calor, uma vez que não transpiram da mesma maneira que os humanos e podem facilmente sofrer de insolação. É fundamental tomar medidas para garantir que o seu cão fica confortável durante os dias mais quentes! Por isso, aqui estão algumas dicas essenciais para proteger o seu cão em dias de calor:





1. Água fresca 


Para proteger o seu cão em dias de calor, certifique-se de que tem sempre acesso a água fresca e limpa. Coloque várias tigelas de água em diferentes áreas da casa e mude a água mais do que uma vez por dia, para estar sempre fresca. Durante as ondas de calor, até pode adicionar algumas pedras de gelo à água para se manter fresca durante mais tempo – especialmente se estiver fora de casa durante o dia. 


2. Passeios em horários adequados


Além da água fresca, também é importante que os cães não fiquem todo o dia ao calor. Se costuma deixar o cão na varanda, no terraço ou no jardim, certifique-se que tem sombra.  Quando for levar o cão a passear, evite as horas mais quentes (entre as 10 e as 16 horas) e os passeios. Em vez disso, prefira caminhadas matinais ou ao final da tarde em zonas ajardinadas, com relva fresca. 


3. Nunca deixe o seu cão no carro


Nunca deixe o seu cão sozinho no carro em dias quentes! Mesmo com as janelas ligeiramente abertas, a temperatura dentro do carro pode subir rapidamente para níveis perigosos em poucos minutos – é uma espécie de efeito de estufa. Se precisar de sair e não puder levar o seu cão consigo, é melhor deixá-lo em casa. E no limite, se houver um imprevisto, é melhor tirar o seu cão do carro e deixá-lo à porta. 


4. Cuidado com o exercício


O exercício obriga os cães a fazer mais esforço para respirar mesmo em dias normais. Nos dias mais quentes, é normal os cães ficarem ofegantes e cansados ainda mais rápido. Por isso, leve o seu cão a passear mas não faça muito exercício, como correr ou apanhar o disco. É melhor ficar em zonas calmas e com sombras, para que não sofra de insolação e não queimar as patinhas. 


5. Use protector solar


Achava que o protector solar era só para humanos? Para proteger o seu cão em dias de calor, aplique protector solar próprio para cães nas zonas do corpo mais expostas, como a cabeça, as orelhas e o lombo. Isto é especialmente importante se tiver um cão com penugem curta e/ou clara, já que são mais vulneráveis. Tenha só a atenção de não usar protector para humanos, que têm ingredientes tóxicos para cães. 


6. Procure um veterinário


Mesmo com todos os cuidados, as vagas de calor podem ser penosas para os nossos amigos de quatro patas. Por isso, tenha atenção a sintomas como respiração rápida e ofegante, saliva excessiva, vómitos, diarreia, gengivas de cor vermelha ou azulada, falta de coordenação ou de responsividade. Se notar estas sinais, o melhor é refrescar o corpo do cão com água fresca e procurar um veterinário. 


7. Faça uma dieta adequada


Durante os dias quentes, tanto os cães como os gatos perdem o apetite. No entanto, para não ficarem ainda mais cansados, precisam de manter uma dieta equilibrada. Procure rações naturais, que sejam leves e nutritivas, ou faça o seu próprio patê (dieta BARF). Os alimentos húmidos ajudam a aumentar a ingestão de líquidos e facilitam a absorção dos nutrientes. 


8. Leve o seu cão à tosquia


Dependendo da raça e do tipo de pelagem, pode ser benéfico aparar o pelo do seu cão durante os meses de verão. No entanto, tenha cuidado para não cortar demasiado, pois a pelagem também protege contra queimaduras solares e regula a temperatura. Procure um spa para cães ou um veterinário para fazer a tosquia e aparar o pelo do seu cão.


9. Não deixe o seu cão sozinho


E por falar em calor, também temos de falar em férias! Como vê, é muito fácil as coisas fugirem de controle quando as temperaturas sobem. Por isso, se vai de férias, não deixe o seu cão sozinho em casa. Em vez disso, procure um hotel para cães e deixe o seu cão ao cuidado de profissionais que vão mudar a água várias por dia, garantir que está a comer bem e resguardado do calor.



Proteger o seu cão nos dias de calor é fundamental para garantir o seu bem-estar e saúde. Ao seguir estas dicas, pode ajudar a prevenir problemas relacionados com o calor e garantir que o seu amigo peludo está confortável, seguro e saudável. Lembre-se de que cada cão é único e pode reagir de maneira diferente ao calor, por isso fique atento! Se necessário, consulte o seu veterinário. Quando aos hotel para cães, o preço é mais baixo se procurar com antecedência! 


Comentários

Mensagens populares