Treino de caes de assistencia: Tudo o que precisa de saber
Cães de assistência podem ser treinados para atender aos pacientes com as mais diversas necessidades
Os cães de assistência, ou cães de serviço, passam por um treino e são designados para funções específicas. Normalmente pensamos no cão-guia, que auxilia as pessoas invisuais no seu dia a dia. No entanto, os cães de assistência podem ajudar pessoas com diferentes problemas, incluindo problemas auditivos ou diabetes (o cão detecta quando o dono está a ter uma baixa de glicemia, por exemplo).
Além disso, os cães de assistência também podem ser “support pets”, como se diz em Inglês, também podem ajudar quem tem problemas psiquiátricos, como ansiedade e depressão. Portanto, dentro dos cães de assistência, há diferentes tipos: existem cães de serviço psiquiátrico, cães terapeutas, cão de alerta para diabéticos, cães ouvintes e cães-guia, cães de mobilidade, etc.
Quais são as melhores raças para cães de assistência?
Há raças conhecidas por serem bons cães de assistência, como os Labradores, os Golden Retrievers, os Pastores Shetland, os Poodle, os Pastores Australianos e até os Corgi. No entanto, os cães de assistência podem ser de qualquer raça ou até nem ter uma raça definida! Só precisam de ter o temperamento certo: cães calmos e assertivos, mas que tenham energia para trabalhar.
Geralmente, os cães são escolhidos ainda filhotes. Os criadores cruzem os cães guia para que os filhotes herdem as mesmas características e possam ser cães de serviço, tais como os seus pais. Depois, começam a socialização logo aos cinco meses de vida. Para que se possam adaptar a diferentes pessoas, são expostos a ambientes diferentes, agitados, movimentados, barulhentos, etc.
Os cães guia precisam de enfrentar todo o tipo de situações no dia a dia, seja na rua, nos transportes públicos ou num hospital. Porém, há outra fase do treino que é mais específico para cada doença. Por exemplo, o treino de cão-guia para pessoas invisuais será diferente do treino para deficientes auditivos, pessoas com epilepsia ou diabetes. Normalmente, os cães percepcionam alterações químicas e de odores antes de darmos conta..
Quanto tempo demora o treino?
O treino para um cão de assistência demora mais ou menos um ano e meio. No entanto, dependendo da função, pode chegar até três anos. Os cães de sobrevivência precisam de aprender a tomar decisões sozinhos e não apenas a seguir ordens, já que por vezes pode ser necessário decidir a melhor rota (sem obstáculos, no caso dos deficientes visuais) e desobedecer aos seus tutores.
Quantos anos trabalha um cão de assistência?
Talvez não saiba, mas os cães de serviço também têm se reformam. Os cães de serviço só costumam trabalhar durante 10 anos. No entanto, ao longo deste tempo, é normal que se forma um vínculo muito forte entre o tutor e o seu cão de assistência. Por isso, a maioria das pessoas continua a viver com os seus cães de assistência mesmo depois de já não cumprirem a sua função.
Posso treinar o meu cão para que seja um cão de assistência?
É muito difícil treinar um cão já adulto para ser um cão de assistência, especialmente se o objectivo for ter um cão-guia. No entanto, se as circunstâncias da sua vida mudaram e precisa de um de assistência, procure um treino de cães de assistência para o treinar para algumas tarefas mais fáceis do dia a dia. Dependendo do temperamento do seu cão e do tipo de ajuda que precisa, é possível que consiga treinar o seu cão.
Quanto custa treinar um cão de assistência?
Tal como já dissemos, treinar um cão de assistência demora um ano ou mais. Por isso, os cães de assistência costumam ser bastante caros. Felizmente, há algumas associações que entregam cães-guia e cães de assistência a quem precisa. Se está a pensar treinar o seu próprio cão, deixo aqui o preço de treino de cães (em média), só para ter uma ideia. Deixo aqui alguns links úteis:
Ânimas – educam cachorros para se tornarem cães de assistência, que cedem a pessoas com diversidade funcional, surdez, autismo, diabetes, epilepsia, etc.
Associação Portuguesa de Cães de Assistência – se treinar o seu cão e quiser certificá-lo como cão de assistência (para poder viajar com ele, alojar-se, etc).
Kokua – pode agendar gratuitamente uma sessão de esclarecimento e aconselhamento para discutir a hipótese de transformar um animal de companhia num cão de assistência.
Comentários