Como ensinar o meu cão? 4 Dicas




Se acabou de adoptar um cão e quer ensiná-lo a fazer as necessidades no sítio certo ou a deixar de morder roupa e sofás, este artigo é para si. Siga as nossas 4 dicas para ensinar o seu cão:


Use sempre um reforço positivo


Uma das principais regras para ensinar o seu cão é insistir sempre em reforços positivos. Isto é, quando o seu cão tem o comportamento desejado, dê-lhe um prémio (“reforço positivo” ou “feedback positivo”). O prémio pode ser comida, um snack, festinhas, um brinquedo para roer, etc. A mecânica de reforços positivos e negativos é a melhor forma de treinar animais.


Nunca use a violência


Outra regra de ouro para ensinar o seu cão é nunca usar violência. Embora algumas pessoas pensem que não há problema em dar “uma palmadinha”, isso gera um reforço negativo. O cão vai retrair-se e pode ficar assustado ou com medo de si. A ansiedade faz com que tenha ainda mais comportamentos problemáticos, em vez de estar relaxado e fazer exactamente o que pretende.


Encontre um treinador de animais


Ensinar um animal não é fácil! É por isso que há pessoas cuja profissão é mesmo treinar animais. Os treinadores de animais usam brinquedos didáticos, reforços positivos e exercícios com resultados muito bons. Encontre um treinador de animais ou, melhor ainda, uma escola de treino para cães.


Crie uma rotina


A nossa última dica para ensinar o seu cão é criar uma rotina, porque os animais respondem a uma rotina. Por exemplo, passear sempre à mesma hora, fazer as necessidades sempre à mesma hora num determinado local, comer a horas certas… Tal como uma criança! (E quanto mais cedo, melhor.)

Comentários

Mensagens populares