Quais são as vacinas obrigatórias para os cães?





As vacinas para cães têm um papel imprescindível para a prevenção de doenças possivelmente fatais para os nossos patudos. Por isso, todos os cães devem seguir um plano de vacinação rigoroso. No entanto, só há uma vacina obrigatória para os cães em Portugal: a vacina da raiva ou vacina antirrábica. Na mesma altura, deve colocar um microchip registado no SIAC (Sistema de Informação de Animais de Companhia). A vacina só é válida se ficar registada correctamente.


Vacina da raiva

Uma vez que é obrigatória, muitos municípios administram a vacina contra a raiva gratuitamente através do veterinário municipal. Estas vacinas costumam ser eficazes durante 3 anos, mas algumas precisam de ser renovadas anualmente.


As primeiras vacinas dos cães

A primeira vacina do seu cão deve ser administrada entre as 6 e 8 semanas de idade, quando ainda é cachorro. Esta vacina deve ser eficaz contra a parvovirose e contra a esgana. O mais comum é fazer uma vacina polivalente contra várias doenças, como a trivalente ou a tetravalente.


As vacinas polivalentes devem ser feitas às 8 semanas e devem incluir a cinomose canina, a hepatite infecciosa, a parvovirose e, às vezes, também a tosse do canil. Há ainda vacinas octo e pentavalentes, que incluíam outras estirpes, e devem ser feitas até às 12 semanas. O seu veterinário é a melhor pessoa para o aconselhar acerca das vacinas com o maior benefício para o seu cão, e qual a altura certa para as dar.


Vacina para a Leishmaniose

Outra vacina opcional, mas que deve ponderar dar ao seu cão é a vacina para a leishmaniose. Neste momento, há duas vacinas comercializadas em Portugal, a Letifend e a Caneileish. Estas vacinas não previnem a doença em si, mas sim a sua progressão. A outra opção são coleiras repelentes, também com uma taxa alta de eficácia.

Comentários

Mensagens populares